Artigos sobre Decolonialidade, produzidos por pesquisadores da FGV EBAPE, recebem premiações nacionais e internacionais

qua, 12/01/2022

O paper Southern Reflections on Management and Accounting Curriculum Decoloniality, de autoria da alumna de doutorado da FGV EBAPE e professora da UFRJ, Fernanda Filgueiras Sauerbronn, em coautoria com o professor da FGV EBAPE, Alexandre Faria e o professor da USP, João Paulo Resende de Lima, foi duplamente premiado em dezembro de 2021.

No período de 04 a 07 de dezembro, parte preliminar do estudo foi premiado durante o XV Congresso AnpCont. Já o estudo atualizado foi indicado ao Best Paper Submission durante a 12 ICMS Conference (International Critical Management Studies) realizada, no período de 16 a 18 de dezembro, na BML Munjal University, em New Delhi na Índia.

O primeiro trabalho premiado no AnpCont é uma versão preliminar do segundo trabalho premiado no ICMS, tendo um foco maior na área de Ciências Contábeis. Os dois trabalhos foram iniciados durante a pandemia da COVID-19 com o objetivo de interrogar coletivamente a simultaneidade de dois fenômenos: a ascensão dos condenados da terra em condições de desumanização radical no Sul Global e a ascensão da agenda progressista de decolonização do currículo branco-masculinista pelas escolas de negócios do Norte Global, crescentemente desigual, heterogêneo e discriminatório.

Sob uma perspectiva pós-abissal sulista essa pesquisa práxico-teórica foi então co-produzida com uma comunidade específica de acadêmicos no Brasil engajados com o pensamento decolonial para descobrir como estamos lidando cotidianamente com essa agenda nortista no país da democracia racial colonizadora.

Para ler o estudo na íntegra, acesse artigo

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

Para mais informações, acesse https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao