Artigo de egressa Ebape, sobre Liderança Paternalista, é destaque no Journal of World Business (publicação A1)

ter, 05/09/2017

O estudo  "Shades of paternalistic leadership across cultures" produzido pela egressa do doutorado e professora da Ebape/FGV, Juliana Mansur, é publicado no Journal of World Business (publicação A1) e contou com a orientação e participação dos professores da Ebape Filipe Sobral e Rafael Goldszmidt. O artigo identificou linhas distintas de liderança paternalista em diferentes sociedades e pode auxiliar profissionais a se familiarizarem com programas de expatriados, entendo assim premissas culturais que influenciam as práticas paternalistas adotadas por vários países.

De acordo com a professora Juliana Mansur, o artigo faz parte de uma série de três papers sobre Liderança Paternalista de sua tese de doutorado, defendida em 2016. “O tema foi escolhido por ser, dentro do campo da liderança, um assunto com escassez empírica, ambiguidade conceitual e questões metodológicas em discussão entre acadêmicos”, completou.

Para Juliana, o artigo apresenta esclarecimentos de como a liderança paternalista se manifesta diferentemente e é endossada de forma distinta em diferentes culturas, evidenciando que há muito a se explorar.

O artigo na íntegra pode ser acessado pelo link https://goo.gl/BJu8F8

Trajetória profissional da egressa

Após seis anos, voltada para a área de Desenvolvimento e gestão de pessoas, Juliana Mansur, psicóloga por formação, decidiu fazer o Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX) da Ebape, no ano de 2007, para ampliar seus conhecimentos e escopo profissional. Ao realizar o curso, Juliana teve certeza de que queria atuar na área de ensino e na produção de pesquisas acadêmicas.

Em sua análise, Juliana relata que a Ebape contribuiu para o desenvolvimento de sua aptidão em realizar pesquisas, produzindo conteúdo relevante e de importância para a sociedade. Aproveitando seu olhar acadêmico e motivada pela excelência do corpo docente da Ebape, além de ter a FGV como expoente em ensino e pesquisas nacionais e internacionais, Juliana decidiu cursar o Doutorado na Escola, o que a habilitou a desenvolver pesquisas com rigor acadêmico e relevância prática. “A Ebape prepara seus alunos para desempenhar, com excelência, qualquer carreira no Brasil ou no exterior e a realizar pesquisas que contribuam com a expansão do conhecimento”, completou.

Juliana Mansur é professora da graduação da Ebape, professora autora do Programa de Certificação de Qualidade da FGV e do Núcleo Estruturante do Curso de Tecnólogo da FGV. Atualmente, está elaborando os dois outros artigos de sua tese e avaliando outros projetos acadêmicos.

O Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno. O Programa oferece bolsas de estudo para todos os alunos aprovados no processo seletivo. Para mais informações acesse aqui.