Artigo da alumna do doutorado, Aline Menezes, é premiado durante o IX Encontro Brasileiro de Administração Pública

qui, 10/11/2022

O estudo “Tackling the Covid-19 pandemic through public-nonprofit collaborations: the role of nonprofit”, produzido pela alumna e professora da FGV EBAPE, Aline Brêtas Menezes, a partir de sua tese de doutorado, foi premiado na categoria Melhores artigos e relatos técnicos do IX Encontro Brasileiro de Administração Pública realizado na FGV EAESP, no mês de outubro.

Segundo o estudo, a pandemia é um choque exógeno para investigar como a reputação de hospitais filantrópicos afeta o desempenho de parcerias público-privadas sem fins lucrativos promovidas pelo Ministério da Saúde.  Análises indicam que a gestão de crises na Administração Pública pressupõe que não há tempo para propostas bem estruturadas e longos processos decisórios. O artigo mostra evidências de que a reputação das organizações da sociedade civil (OSCs) pode servir como proxy para a tomada de decisão do gestor público em financiar parcerias com o Terceiro Setor.

Ao falar sobre a importância da premiação, Aline Menezes ressalta que “receber o prêmio da Sociedade Brasileira de Administração Pública consubstancia como a FGV EBAPE produz pesquisa científica aplicada à Agenda Governamental de Estado. A importância da premiação para minha carreira como jovem pesquisadora é fundamental para que eu participe ativamente da comunidade de acadêmicos, técnicos e praticantes (practioners) na construção de uma agenda de proposições para o Brasil.”

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

O processo seletivo para o doutorado está com inscrições abertas até o dia 2 de dezembro de 2022. Para mais informações, acesse  https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao