Anna Speroni, Alumna da FGV EBAPE e COO da Hive Marketing Technology, compartilha experiência em aula inaugural da graduação

qui, 17/09/2020

A Coordenação da Graduação Presencial da FGV EBAPE realizou, no dia 03 de setembro, a aula inaugural do curso de graduação e a coordenação da Rede Alumni convidou a egressa Anna Vasconi Speroni, Chief Operating Office da Hive Marketing Technology para compartilhar sua experiência. O professor e Coordenador da Graduação Presencial da FGV EBAPE, Bernardo Fajardo ressaltou a importância da aproximação dos atuais alunos com os alumni que trilham uma carreira de sucesso e retornam à Escola para falar sobre a trajetória profissional.

Ao falar um pouco sobre o período em que estudou na FGV EBAPE, a alumna Anna Speroni deu algumas dicas para os alunos que vislumbram conquistar uma carreira de sucesso. Anna Speroni destacou o sentimento de gratidão pela formação que teve na FGV EBAPE e pelas oportunidades que a FGV trouxe para sua carreira.

“A FGV EBAPE abriu portas extremamente estratégicas e que me ajudou a formar quem eu sou.  Usem a estrutura que vocês têm hoje na Escola, pois o sucesso só acontece quando a preparação encontra a oportunidade”, ressaltou Anna.

Sobre o início de sua carreira, Anna ressalta que, independente, da área de atuação, é importante saber economizar e aprender a investir. Ana destacou que hoje tem um patrimônio que trabalha com ela, ou seja, lhe dá fôlego financeiro por conta de sua disciplina.

Planejamento para transição de carreira

Para Anna, uma boa formação é a base para se reinventar. Com um planejamento bem claro, Anna realizou mudanças importantes em sua trajetória profissional. Iniciou na área financeira e depois largou tudo para recomeçar na área de planejamento de uma agência de publicidade. Para obter ganho em conhecimento e segurança, na nova área, chegou a trabalhar, em um primeiro momento, sem remuneração.

Para continuar evoluindo, Anna fez uma nova transição de carreira, foi trabalhar no Canal de TV Esporte Interativo. Na época, Anna precisou mudar do Rio de Janeiro para São Paulo e saiu, definitivamente, da sua zona de conforto.  Por um período de 3 anos, trabalhou em uma área que era centralizada por homens e no qual o assunto e negócio principal era o esporte.

Em 2015, Anna foi convidada para trabalhar no marketing da Coca-Cola. Empresa que já admirava há muito tempo e era uma oportunidade de retornar para a sua cidade, o Rio de Janeiro. Atuou no desenvolvimento de portfólio de produtos, adquiriu valiosos conhecimentos, mas seu interesse em empreender a fez perceber que era hora de mudar, de alçar novos voos.

Para Anna, toda essa bagagem profissional e de vida lhe trouxe alguns aprendizados: ter propósito, resiliência e empatia, e que foram determinantes para ajudá-la a conquistar novas e melhores oportunidades para sua carreira. Com esses novos aprendizados, Anna seguiu para um novo desafio, trabalhar na indústria de bebidas ARBOR, como gestora de três áreas: Comunicação, Eventos e Trade Marketing. Algum tempo depois assumiu a diretoria de marketing da empresa e destaca que foi lá que ela conseguiu colocar em prática seus aprendizados, atuando com muito desafios, tais como: Gerenciar múltiplas áreas em uma empresa familiar; única mulher e a mais jovem em um conselho com oito homens; liderar pessoas mais conservadoras em um ambiente extremamente machista, lidar com concorrentes de grande porte (Ambev, Heineken e outros) e trabalhar com faturamento de mais de 500 milhões de reais/ano.

Após todo esse período, Anna decidiu seguir para o mais novo e ousado desafio, ter sua própria empresa. Tornou-se, então, sócia da Hive Marketing Technology, empresa de martech que desenvolve soluções/produtos tecnológicos, e orienta empresas em seus processos de transformação digital com uma perspectiva focada em marketing. Anna, para finalizar a palestra, exemplificou que na construção de carreira, os alunos devem se ver como jogadores e que precisam de um grande técnico para orientá-los nas melhores estratégias de jogo. “Na vida acadêmica, a FGV EBAPE é o grande técnico, mas é importante que os jogadores estejam preparados para jogar quando entrarem em campo. Com uma boa preparação todos chegam lá”, completou a egressa.

O curso de Graduação da Ebape, complementado por diversos projetos de consultoria assistidos pelos professores, é voltado para a prática profissional, o que confere uma excelente formação aos alunos que poderão atuar, com excelência, em empresas públicas e privadas. O aluno conta com a coordenação de estágios, que tem parcerias com diversas organizações, facilitando ainda mais a sua entrada no mercado de trabalho.