Alumnus do MAP, Paulo Villas Bôas, lança livro a partir de sua dissertação de mestrado

ter, 11/04/2023

Lançada recentemente, a publicação “Parcerias Tecnológicas na Saúde Pública – Fundamentos jurídicos, evolução política e novas perspectivas legais” de autoria do alumnus do Mestrado Profissional em Administração Pública - MAP e chefe de contratos da Fiocruz, Paulo de Carvalho Villas Bôas, foi produzida a partir de sua dissertação de mestrado.

O livro trata das parcerias tecnológicas na área da saúde pública nacional abordando, de forma aprofundada, as concepções acerca desses ajustes, seus fundamentos jurídicos, a evolução de seu papel no contexto das políticas industriais sob a atual ordem constitucional, sua relevância para a saúde pública e as novas perspectivas legais que se abriram a partir das alterações legislativas ocorridas nos últimos anos.

Paulo destaca que “as parcerias tecnológicas na saúde pública compreendem uma matéria muito específica, mas também de grande relevância para o país. Dada minha formação jurídica, e também minha área de atuação profissional, sempre encarei esses ajustes do ponto de vista estritamente legal, o que é importante já que ainda é uma área muito inexplorada que se situa em uma zona fronteiriça entre o Direito público e o privado.

Todavia, a partir da minha pesquisa no MAP tal percepção foi ampliada para uma abordagem mais compreensiva que passa a tratar esses ajustes, também, sob a perspectiva de uma interação maior entre os agentes produtivos da sociedade e a administração pública para superação de desafios da nossa saúde e do nosso país.

Tal abordagem foi finalmente qualificada ao longo do meu doutorado, no Programa de Políticas Públicas do Instituto de Economia da UFRJ, quando passei a estudar essa interação dentro de um contexto bem mais amplo de desenvolvimento nacional.

Esse processo permitiu completar a construção de um encadeamento teórico que trata as parcerias sob todos os seus aspectos, i.e, como negócios jurídicos, como fenômenos da administração pública e, por fim, como instrumentos de políticas públicas.

De uma forma geral, esses ajustes são tratados isoladamente em cada um desses campos de estudo e foi precisamente a construção dessa abordagem compreensiva e inovadora - inexistente na literatura do Direito, da administração pública e da teoria econômica - o que motivou a publicação do livro.”

Ao falar sobre o mestrado da FGV EBAPE, Paulo ressaltou que a experiência acadêmica, o contato com excelentes professores, a equipe da FGV EBAPE, a impressionante estrutura da Escola e, um dos maiores destaques do curso, os programas internacionais, trouxeram importantes contribuições para a sua carreira.

“Não poderia deixar de comentar sobre a rede profissional e de amigos que fiz ao longo do programa. Assim como o atendimento acolhedor da equipe do MAP em todas as etapas do curso.  Um dos diferenciais do MAP é a oportunidade de interagir com colegas de estudo atuantes na esfera pública e que, como gestores públicos, apresentam perspectivas, problemas e desafios muitos semelhantes, o que promove uma rede de interação em torno de questões vivenciadas pelos mestrandos. Posso afirmar que o networking gerado tem sido muito importante para a minha trajetória profissional”.

O Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) é voltado para dirigentes, gestores e profissionais de alto nível, que atuam em órgãos públicos da administração direta e indireta, nas diversas esferas do governo. O programa possibilita ao mestrando desenvolver sua capacidade gerencial para atuação no campo da Administração Pública, prestar consultoria, exercer funções de direção ou gerência, bem como lecionar em escolas e instituições de ensino superior na área de administração e seguir carreira acadêmica.

Para mais informações sobre o programa, acesse https://ebape.fgv.br/cursos/mestrado-profissional/mestrado-profissional-em-administracao-publica-map