Alumnus da FGV EBAPE, Vitor Lima, tem artigo premiado pela Academy of Marketing Science, nos EUA

qui, 22/07/2021

O estudo Defying the Gods and the Odds: On being a Cyborg de autoria do egresso do Mestrado em Gestão Empresarial, Vitor Moura Lima, foi premiado como uma das três melhores teses de 2020 pela Academy of Marketing Science-AMS, nos EUA. A pesquisa traz relevantes contribuições teóricas para os estudos sobre o consumo de tecnologias, especialmente emergentes e especulativas, e identidade do consumidor.

De acordo com o pesquisador, Vitor Lima, atualmente, doutor pela PUC –RJ e Assistant Professor of Marketing na Audencia Business School, na França, “o trabalho propôs uma alternativa à uma das mais seminais teorias em consumo e cultura, o que contemplou proposições tanto em nível ontológico quanto epistemológico.

A pesquisa longitudinal de natureza qualitativa foi baseada em uma netnografia em diversas mídias sociais e fóruns online, seguida de trabalho etnográfico em eventos e encontros sobre tecnologias emergentes no Brasil e Canadá, uma autoetnografia na qual foi implantado um microchip de NFC na mão esquerda, e, por fim, entrevistas fenomenológicas com consumidores de microchips residentes no Brasil, Canadá, EUA, Espanha e Inglaterra.

Como resultado, o modelo proposto explica a construção identitária de consumidores-ciborgues (parte humano, parte máquina) a partir das interações que fazem com dispositivos inteligentes, como smartwatches e outros baseados em internet das coisas (IoT)”.

Para ter acesso ao estudo na íntegra, clique em artigo

O Mestrado em Gestão Empresarial da EBAPE é um programa de pós-graduação stricto sensu que busca contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento. Recomendado pela CAPES com conceito 5 (cinco), nota máxima para mestrados profissionais, o curso confere titulação de Mestre aos seus graduados.

As inscrições para o processo seletivo do mestrado estão abertas até o dia  06/08/21.  Para mais informações acesse https://ebape.fgv.br/programas/mexi/administrativo/processo-seletivo