Alumni Ebape apresentam artigos científicos durante EnANPAD 2017

qua, 04/10/2017

O Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) – EnANPAD 2017 realizado, na cidade de São Paulo, no período de 01 a 04 de outubro, reuniu grandes nomes da administração do país e contou com a brilhante participação de Alumni da Ebape.

No total, 32 trabalhos de professores e alunos da EBAPE foram apresentados durante o evento. A EBAPE teve também um estande para a divulgação dos periódicos da escola (Revista de Administração Pública e Cadernos EBAPE.BR), além de informações sobre os cursos de graduação e programas de mestrado e doutorado.

Entre os egressos do Mestrado Profissional em Gestão Empresarial (MEX), Mariela Costa Souza Fontenelle Sily de Assis apresentou trabalho de ponta com o tema “Motivações para a transição de carreira na área de tecnologia da informação: uma abordagem Delphi”. O artigo foi produzido com a orientação do professor da Ebape, Luiz Antonio Joia. Na mesma sessão, Valéria Cristina Torres Salvador, também alumna MEX, apresentou o trabalho “A Representação Social Da Governança De TI: A Visão Dos Profissionais De TI”, onde buscou avaliar o significado da expressão “governança de TI” para profissionais da área, destacando que o mal entendimento do conceito pode gerar influencias negativas na implantação de uma área e/ou na condução de processos e projetos.

O trabalho apresentado pela alumna da graduação Ebape Isabela Cunha Correa Puglisi em parceria com o alumno do mestrado acadêmico, atualmente doutorando, Jorge Rodrigues Jacob Filho e o professor e coordenador da Graduação da Ebape Henrique Guilherme Carlos Heidtmann Neto, buscou avaliar a efetividade de programas baseados em “ensino a distância” (EAD), sob o tema “An Additional Fuel To Performance: The Negative Effects of Stereotype Threats on Distance-Learning Students and How The Educational Institution Can Overcome It”,

A egressa Ebape ao falar sobre o trabalho, destacou que nunca se imaginou produzindo conteúdo acadêmico e que ao ser iniciada pela Ebape, no campo das pesquisas e orientada para preparar seu trabalho de final de curso, percebeu como estava capacitada para conduzir pesquisas e produzir material científico para a sociedade. A partir de então a egressa estudou sobre um tema de seu interesse que é o da efetividade da aprendizagem por sistemas EAD, o que culminou na produção do trabalho apresentado no congresso. Recentemente, Isabela fez um intercâmbio em Tilburg na Holanda e já está se preparando para aplicar para um mestrado no exterior e, assim, ampliar sua trajetória como pesquisadora, contribuindo dessa forma na produção de conteúdo relevante em sua área de atuação.

Doutor pela Ebape, Claudio Conti buscou fundamentação teórica no campo da ética para avaliar a responsabilização moral das organizações e de seus agentes na origem e evolução da crise financeira global de 2008-2009 e os consequentes efeitos nocivos desta crise para a sociedade no trabalho “Responsabilidade moral: uma análise sobre a crise financeira global de 2008-2009”.

Organizado em 11 divisões acadêmicas, o EnANPAD agrega temas de Administração e áreas afins. Trata-se de um espaço de interlocução entre pares que privilegia e estimula o debate aprofundado e a interação entre os participantes, de modo a alavancar a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa.