Alumni e alunos da FGV EBAPE atuam como Orientadores Voluntários nos cursos desenvolvidos pelo PEGS em parceria com a instituição Cáritas

sex, 14/08/2020

O Programa de Estudos em Gestão Social (PEGS) da FGV EBAPE, coordenado pelo professor Fernando Tenório deu início, no dia 05 de agosto, ao curso de Gestão Comunitária e Economia Solidária voltado para as comunidades assistidas pela Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro.

O curso conta com o apoio de alumni e alunos da FGV EBAPE, que atuam como orientadores voluntários, e será realizado no Laboratório de Transferência de Tecnologias Sociais (LTTS) da Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

Em três semanas de divulgação, o curso registrou mais de 700 inscritos e para que os alunos tenham um melhor aproveitamento do conteúdo e das dinâmicas de ensino, o curso será ministrado, neste momento, para apenas 150 pessoas.

Com a grande demanda pelo curso, será necessário, em breve, abrir novas turmas. De acordo com o professor Tenório, a gerência da Cáritas estuda a possibilidade de ampliar o laboratório e buscar o apoio de alunos e alumni da FGV EBAPE que tenham interesse em contribuir, voluntariamente, como monitores, concedendo o apoio necessário aos projetos desenvolvidos, em sala de aula, pelos alunos dos cursos Cáritas/PEGS.

Os monitores, ao final do período de orientação/monitoria, recebem diploma da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro pelo período dedicado a apoiar os projetos desenvolvidos pelos alunos Cáritas.

O PEGS conta com ex-alunos e alunos (de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado da FGV EBAPE) que desde que começaram a apoiar os projetos com a Cáritas, continuam atuando ativamente, seja presencialmente ou a distância, e replicam o modelo de gestão nas instituições onde atuam, ajudando a trabalhar o conceito de Gestão Social em várias partes do mundo.

Experiência como Monitor

“Durante o mestrado, sentia falta de realizar algo na prática que tivesse algum impacto social e estivesse alinhado com os meus valores pessoais. Foi quando soube que o Professor Tenório estava em busca de alunos que pudessem trabalhar com ele em seus projetos e resolvi arriscar. Após uma conversa, ele me explicou melhor sobre o PEGS e seu projeto na Cáritas, me empolguei com a ideia e começamos a trabalhar juntos.

Depois que estive pela primeira vez na Cáritas e entendi a relação entre o que estava estudando sobre Gestão Social e o Projeto do Professor, senti-me muito privilegiada por participar daquele projeto. Conheci pessoas dispostas a aprender, para poder colocar em prática seus aprendizados e melhorar a nossa sociedade. Foi muito enriquecedor ouvir as histórias dessas pessoas e ter o privilégio de compartilhar o que estava aprendendo sobre elaboração de projetos com elas.

Poder estar em um projeto de extensão, alinhando teoria e prática vinculada a um dos meus propósitos, foi algo que me motivou muito no período em que estive na FGV e foi muito gratificante acompanhar o impacto na vida das pessoas envolvidas no projeto”. Ana Paula Gomes Jelihovschi, alumna do Mestrado em Administração, voluntária do PEGS.

Oportunidade para alunos e alumni

O programa é um grande laboratório para alunos e alumni atuarem como monitores, auxiliando os alunos dos cursos Cáritas/PEGS a desenvolverem seus projetos sociais com êxito. O programa necessita de monitores de várias áreas do conhecimento e que tenham experiência no terceiro setor.

O PEGS há 31 anos contribui com o desenvolvimento de comunidades assistidas pela Cáritas Arquidiocesana nos municípios do estado do Rio de Janeiro. O programa desenvolve atividades voltadas para a transferência de tecnologia social, bem como pesquisas, e outros cursos como o de Gestão Comunitária com Ênfase em Sustentabilidade Ambiental (conclusão programada para 10 de setembro de 2020) e o de Cidadania e Controle Social (com início previsto para 17 de setembro de 2020).

Os alumni e alunos da FGV EBAPE que tiverem interesse em atuar como monitores PEGS, podem encaminhar e-mail para alumni.ebape@fgv.br informando: nome do curso que realizou ou realiza na FGV EBAPE, seu nome completo, telefone, e-mail e informar as experiências que possuem junto ao terceiro setor.