Alumni do mestrado em gestão empresarial da FGV EBAPE participam do livro O elo perdido: cultura, produtividade e competitividade

ter, 06/04/2021

Artigos dos alumni Grace Aparecida de Oliveira Melo, Alexandra Paiva e José Roberto Vieira, produzidos a partir de suas teses de mestrado, viram capítulos do livro O elo perdido: cultura, produtividade e competitividade, obra organizada pelos professores da FGV EBAPE Marco Tulio Zanini e Carmen Migueles e que contempla duas décadas de atividades de pesquisa aplicada, consultoria em cultura, fatores humanos da competitividade e gestão de riscos.

A publicação apresenta reflexão sobre rankings de competitividade, produtividade e inovação a partir de pesquisa que tenta compreender e desvendar o enigma da baixa competitividade do Brasil no cenário global e a dificuldade de resolver problemas internos às organizações que se apresentam como entraves à prosperidade. É a busca pelo “elo perdido” que possa conectar o potencial do Brasil como nação à capacidade de produzir riquezas.

Ao detalhar alguns pontos apresentados no capítulo 4 do livro, a egressa da FGV EBAPE e ex-gestora da Petrobras Distribuidora, Grace Aparecida ressalta que no estudo, buscou-se identificar variáveis de cultura e de que forma elas impactam nos resultados das organizações.

Grace explica que embora não haja a identificação das variáveis e de relações de causalidade, existem questões centrais com impacto no desempenho das equipes de trabalho e nos resultados das empresas, como, por exemplo, aspectos relacionados à liderança e a falta de vínculo de confiança.

Para mais informações sobre o livro acesse o site da FGV Editora.