Alumni do MAP e do MEX representam FGV EBAPE em conferência na Argentina

seg, 25/03/2024
Fabiana Zveiter

Egressos da Escola apresentaram trabalhos sobre tecnologia, modalidades de trabalho, educação profissional e educação a distância

Entre os dias 21 e 23/02, alumni dos Programas de Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP) e Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) da FGV EBAPE participaram de uma edição do Centre d’Etudes et de Recherche Amérique Latine Europe (CERALE), uma importante conferência internacional realizada na Universidad de San Andrés, em Buenos Aires, Argentina.

O encontro teve como tema Risk Management, Crisis, and Resilience. Challenges for Public and Private Management in a Changing World, e debates distribuídos em seis sessões, abordando questões como Desafios para inovação e empreendedorismo; Gênero, Diversidade e Negócios; Estratégia de negócios e governança para um desenvolvimento sustentável e inclusivo, dentre outros.

Os alumni da FGV EBAPE, e seus respectivos trabalhos apresentados, foram os seguintes:

• Da tela ao até logo: o impacto do estresse tecnológico sobre o desengajamento no serviço público brasileiro,
    de Carlos Alfredo Lopes Vieira dos Santos (turma MAP AGU I 2022) e Prof. Juliana Mansur;
  • Impacto das modalidades de trabalho na qualidade de vida: uma análise experimental com mulheres na economia do cuidado,
    de Marília Fonseca (turma MAP AGU I 2022) e Prof. Aline Brêtas de Menezes;
  • Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: Política com o Foco no Mundo do Trabalho,
    de Susana Cristina Gomes Maia Gottschalk (turma MAP 2020);
  • Fatores de influência na escolha por um curso superior em tecnologia EAD,
    de Débora Moura Gouveia (turma MEX 2021) e Prof. José Mauro Nunes.

Segundo a alumni Susana Cristina Gomes Maia Gottschalk, da turma do MAP 2020, "o encontro acadêmico com pesquisadores de  diversos países, possibilitou uma profunda análise das similaridades existentes e como são abordados diferentes assuntos que permeiam a administração pública. O MAP foi responsável por incentivar e preparar o conhecimento e as técnicas acadêmicas essenciais para participar das discussões".

Para o professor Augusto Sales, coordenador do Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) e do Master in Management (MIM) na FGV EBAPE, a participação dos estudantes do MEX na conferência do CERALE em Buenos Aires reflete o compromisso da Escola com a internacionalização, pesquisa e excelência acadêmica.

“Essa experiência não apenas enriquece o currículo dos alunos, mas também promove uma visão global e habilidades interculturais, reforçando a qualidade dos trabalhos e a capacidade de contribuir significativamente para o diálogo internacional e a pesquisa atual de ponta”, explica o professor.

Sobre os Programas

O Mestrado em Administração Pública (MAP) e o Mestrado em Gestão Empresarial (MEX) estão com inscrições abertas até o dia 24/05. As informações detalhadas sobre os programas, processo seletivo e disciplinas estão disponíveis na íntegra nas respectivas páginas.