Alumna de mestrado, Julia Saraiva, apresenta estudo sobre liderança nas organizações em conferência na França

qua, 03/05/2023

No dia 13 de abril, a alumna do mestrado acadêmico, Julia Saraiva, apresentou seu estudo “Yes, you can...but only: the influence of LMX relationships on leaders’ perceptions of remote workers’ boundary dynamics”, desenvolvido em co-autoria com o professor da FGV EBAPE, Filipe Sobral e da professora da COPPEAD/UFRJ, Liliane Furtado, na conferência  Leadership and Positive Change in Organizations da NEOMA Business School na França.

O evento reuniu pesquisadores internacionais para trocas e discussões sobre o avanço da temática nas pesquisas acadêmicas, bem como dinâmicas e práticas das organizações.

O estudo da pesquisadora é fruto da sua dissertação do mestrado acadêmico “DO RELATIONSHIPS MATTER? Exploring how leaders perceive the work-family boundaries of employees when working remotely”.

Desenvolvido a partir do cenário da pandemia Covid-19 que expandiu a prática do trabalho remoto, o artigo apresentado pela pesquisadora aborda questões centrais acerca do trabalho remoto, liderança e dinâmicas das fronteiras de trabalho-família.  “Os resultados da pesquisa trazem reflexões e contribuições tanto para Academia quanto para as Organizações. “O estudo enfatiza que o nível da relação entre líderes e funcionários importa, e faz provocações para que práticas organizacionais sejam estabelecidas de forma a possibilitar a construção de relações positivas nos ambientes de trabalho, e aumentar a conscientização de potenciais estigmas em relação à profissionais que trabalham remotamente”, explica Julia.

Ao falar sobre o mestrado acadêmico na FGV EBAPE, a pesquisadora ressalta que foi uma etapa muito relevante em sua jornada pessoal e profissional. “Foi uma oportunidade de aprofundar meu conhecimento teórico e um espaço para reflexão sobre práticas das e (nas) organizações. Durante o curso tive a oportunidade de aprender com professores e pesquisadores renomados, além de construir laços com demais alunos (mesmo tendo aulas em formato online). Foi uma oportunidade de aprendizado, reflexão e transformação”, completa.

O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.