Alumna da FGV EBAPE, Karina Furtado Rodrigues, é convidada para lecionar na National Defense University em Washington D.C

sex, 07/10/2022

Convidada como docente do curso Strategy and Defense Policy - edição de 2022, do William J. Perry Center, na National Defense University em Washington D.C., EUA, a alumna do Doutorado e do Mestrado Acadêmico da FGV EBAPE, professora adjunta de Programa de Pós-Graduação do Instituto Meira Mattos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Karina Furtado Rodrigues, ministrará aulas para servidores públicos das áreas de Segurança e Defesa de 13 países da América Latina.

O curso tem como objetivo fornecer, aos servidores civis e militares que vivenciam o dia a dia dos Ministérios da Defesa, das Escolas de Guerra e das Forças Armadas, bem como das Polícias Federais, ferramentas de desenho de políticas públicas voltadas à Defesa Nacional, com vistas a trazer soluções para os desafios dissuasórios do continente.

A alumna destaca que o convite representa um grande reconhecimento do seu trabalho e da agenda de pesquisa que vem mobilizando na última década, que é o de trazer o dinamismo e a evolução das literaturas de políticas públicas, governança, transparência e integridade para as políticas de Defesa.

“Minha agenda de pesquisa é bastante similar à do William J. Perry Center. Foi esse alinhamento que possibilitou essa colaboração bastante orgânica. Começamos a interagir nos cursos promovidos pelo Perry Center e pela Escola Superior de Guerra aqui no Brasil, desde 2020; e agora essa interação se consolida com o convite para lecionar em Washington D.C. Desde o início da minha carreira acadêmica, eu sempre quis influenciar positivamente as políticas públicas brasileiras e, agora, me vejo formando tomadores de decisão em todo o continente. Estou bastante feliz!”

Ao falar sobre a sua trajetória profissional, Karina afirma que a FGV EBAPE foi um componente essencial em sua carreira, ao proporcionar formação de excelência em termos metodológicos, experiências incríveis em sala de aula e acesso a uma rede ampla de pesquisadores. “Sem dúvida alguma, a gama de oportunidades que tive e que venho conquistando se deve, de uma maneira ou de outra, à minha passagem pela Escola”, completa a alumna.

O Mestrado Acadêmico oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa, ministrado todo em inglês, enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins.

O Doutorado em Administração tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados em inglês, salvo acordo entre orientador e aluno.

Em ambos programas, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

O processo seletivo para o programa acadêmico está com as inscrições abertas até o dia 2 de dezembro de 2022.

Para mais informações sobre o programa acadêmico acesse: https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/home