Alumna apresenta resultado de pesquisa sobre Liderança Paternalista no RH que Inspira na EBAPE

qua, 05/09/2018

A Rede Alumni EBAPE realizou, em parceria com o Grupo RH que Inspira, o painel  Liderança, uma questão de FIT, no dia 17 de agosto, na FGV. O evento contou com a participação de egressos da EBAPE e profissionais da área de Recursos Humanos que tiveram a oportunidade de refletir sobre liderança na teoria e na prática.

O tema central do evento – Liderança, uma questão de FIT faz parte de uma das pesquisas premiadas internacionalmente pela egressa de mestrado e doutorado da EBAPE, Juliana Mansur e que versa os estudos sobre Liderança Paternalista e suas principais características em mais de 59 sociedades, destacando a variação entre o Paternalismo Benevolente e o Paternalismo Explorador.

Darliny Amorim coordenadora da Rede Alumni abriu o evento destacando a importância de encontros como este e enfatizou que eles só são possíveis pois os egressos sabem que a EBAPE está de portas abertas para tê-los na escola, destacando iniciativas e projetos de interesse da comunidade, como é o do evento realizado em parceria com o grupo RH que Inspira, idealizado pela egressa do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial Lilian Cidreira que juntamente com a Rede Alumni definiu a temática do encontro.

O Grupo RH que Inspira que há 2 anos iniciou suas atividades a partir da criação de um grupo de WhatsApp formado, inicialmente, por 15 participantes (todos da área de RH) com o objetivo de: colaborar, discutir e contribuir com assuntos importantes da área de Recursos Humanos. Hoje o Grupo já registra a marca de 360 membros e 290 empresas participantes e mais de 40 mil seguidores no Linkedin e já está organizando o seu 2º fórum.

Para compor a mesa do painel, Darliny Amorim convidou a egressa de doutorado e mestrado da EBAPE, a professora da Escola Juliana Mansur, os egressos do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial Alfredo Salvatore Leta, diretor da ABRARE (Associação Brasileira dos Concessionários Renault) e sócio-diretor do Grupo LEAUTO, e Annibal Pedro Schleder Junior, Ph.D em Gestão Global pelo Instituto Universitário de Lisboa/FGV, professor e palestrante da Fundação Getulio Vargas, além do coordenador de produto MEDGRUPO e professor da Universidade Veiga de Almeida Douglas Ribeiro.

Ao iniciar a palestra, a professora Juliana Mansur questionou a todos: O que é liderança?  Juliana ressaltou que existem hoje mais de 200 definições para o tema e que todas dizem basicamente o mesmo: Liderança significa uma pessoa influenciando outra para fazer algo.

Juliana explica que a eficácia de um líder depende da cultura e do liderado e que não há o melhor estilo de liderança. “Para desenvolver um líder é necessário compreender o contexto, envolver o liderado, assim como analisar a relação diática entre líder e liderado e a estrutura do grupo” completa a pesquisadora.

Ao se aprofundar no tema, Juliana destaca a liderança paternalista que tem como base o controle, a autoridade e a benevolência paternal, e divide-se em Paternalismo Benevolente no qual há a autoridade pela hierarquia, a proteção e cuidado, e a honestidade, enquanto no Paternalismo Explorador nota-se entre outros pontos: a dominação, a criação de dependência e o egoísmo.  México e Coréia do Sul são exemplos de países paternalistas exploradores.

Os demais palestrantes destacaram a mudança na postura da mulher ao assumir cargos de liderança, na qual precisou assumir um lado mais masculino na tomada de decisões, mostrando desta forma: força, controle e poder.

Após o coquetel promovido pela Rede Alumni, o grupo RH que Inspira concedeu espaço ao Momento Carreira, no qual três profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho apresentaram pitchs de três minutos sobre suas carreiras.

Fotos do evento

O Mestrado Acadêmico da EBAPE oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

Para mais informações acesse https://mestrado-rio.fgv.br/administracao/academico/administracao

O Doutorado em Administração da Ebape tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno. O Programa oferece bolsas de estudo para todos os alunos aprovados no processo seletivo. A data da próxima seleção ainda será definida.

Para mais informações acesse http://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao

O Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE, nível profissional, é um programa de pós-graduação stricto sensu que busca contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento. Recomendado pela CAPES com conceito 5 (cinco), nota máxima para mestrados profissionais, o curso confere titulação de Mestre aos seus graduados.

Para mais informações acesse http://mestrado-rio.fgv.br/administracao/profissional/gestao-empresarial