Entrevista com Vanessa Casali, egressa do CIM, e futura controller da Coca-Cola na África do Sul

ter, 12/01/2016

Entrevistamos Vanessa Casali, egressa do CIM, que passará a atuar como controller da Coca-Cola na África do Sul. Confira!

Que curso realizou na Ebape e o que ele lhe agregou em sua formação?

Eu estudei o CIM – Corporate International Masters. Este curso me proporcionou uma visão mais global e internacional das relações de negócios. Em como atuar e me desenvolver de forma mais competitiva globalmente, seja no âmbito pessoal ou profissional. Desenvolvi bastante as minhas competências sobre como lidar com equipes diversas e multiculturais,  como me posicionar de forma mais sênior dentro da minha organização e estabelecer um networking mais sólido com os principais stakeholders na Companhia, como identificar maiores oportunidades de crescimento para mim, minha equipe e para toda a organização. Enfim, passei a ver as oportunidades profissionais dentro da minha organização de uma forma mais abrangente e holística, entendendo que o mundo é muito pequeno para aqueles que pensam e sonham grande e estão abertos a novos desafios no âmbito internacional.

Como se deu sua trajetória profissional desde que saiu da Ebape?

Fui indicada para ser uma das facilitadoras de um Programa Global de Liderança de Pessoas e desta forma conduzi treinamentos presenciais e virtuais para líderes da Coca-Cola da América Latina e alguns da América do Norte. Organizei várias palestras para estudantes de graduação, mestrados e MBAs nacionais e internacionais, a convite da EBAPE. Isso me proporcionou maior proximidade com a EBAPE e com grandes líderes da Coca-Cola no Brasil, dentre eles os Vice-Presidentes de Finanças, Marketing e Operações, que atuavam nestas posições no período de 2013 a 2015.

Então, fui convidada pelo Diretor de Operações Financeiras da América Latina para um “short-term assignment”, através do qual fiquei quase três meses na Coca-Cola da Argentina e liderei a equipe de Payroll da América Latina. A partir daí, fui aprovada para a posição de Controller Regional de quase toda a África, sendo responsável por liderar associados baseados em diferentes países a fim de apoiar as unidades de negócios da África do Sul (South Africa Business Unit) e Central, Leste e Oeste (CEWA Business Unit), a partir de fevereiro de 2016.  Serei também responsável pela governança de US GAAP (Generally Accepted Accounting Principles of the United States) e IFRS (International Financial Reporting Standards) de negócios da “The Coca-Cola Company” em cerca de 40 países do continente Africano.

Sob o ponto de vista pessoal, essa oportunidade foi maravilhosa, pois eu e meu marido já planejávamos, há quatro anos, oferecer para as nossas filhas uma experiência em outro país, com idioma e cultura diferentes. Não vejo outro caminho para o meu desenvolvimento profissional e acadêmico senão com uma vivência internacional.

O Alumni da FGV Ebape agradece à Vanessa por compartilhar sua experiência e deseja muito sucesso em seus novos desafios!

___________

O CIM é um programa de mestrado profissional designado por três grandes escolas de negócios mundialmente reconhecidas, sendo estas: Georgetown University’s McDonough School of Business em Washington D.C., ESADE Business School em Barcelona e Fundação Getulio Vargas/EBAPE no Rio de Janeiro. Sua proposta é buscar profissionais experientes e executivos interessados em uma aula global de negócios com forte perspectiva internacional, com foco em mercados emergentes enquanto mantêm seus compromissos profissionais e pessoais.

Para saber mais acesse: Corporate Internacional Master´s

___________

Você, Alumni Ebape, pode compartilhar sua experiência profissional com toda a rede Alumni, para tanto, basta enviar informações para alumni.ebape@fgv.br.