FAQ - Programa de Mentoria

Quem pode ser mentor? 

 

O corpo de mentores é formado por alumni dos programas da FGV EBAPE e que possuam, no mínimo, 5 anos de experiência profissional. É necessário possuir a carteirinha da Rede Alumni FGV EBAPE ativa. Cadastre-se no Portal Alumni da FGV EBAPE clicando aqui.

 

Quem pode ser mentorado? 

 

Para ser um dos mentorados, o aluno deve estar matriculado no curso de Graduação em Administração da FGV EBAPE. 

 

Quantas edições ocorrem? 

 

São realizadas duas edições por ano, com eventos previstos para abertura e encerramento.  

 

Como serão feitas as inscrições? 

 

Para mentores: Alunos egressos, já cadastrados na Rede Alumni e que possuam, no mínimo, 5 anos de experiência profissional, devem acessar o link de inscrição Programa de Mentoria Alumni FGV EBAPE, clicar em “Inscrição de Candidatura” e preencher atentamente os dados solicitados para fazer o cadastro como mentor. 

Observação: Apenas o preenchimento da “Inscrição de Candidatura” NÃO confirma a  participação na próxima edição do programa como mentor. É necessário inscrever-se na 1ª edição clicando em “Confirmação de Participação na edição”. 

Para mentorados: o aluno interessado deve acessar o Aluno Online, onde encontrará um link para inscrição no Programa de Mentoria Alumni FGV EBAPE. 

 

Como será feito o match entre mentorados e mentores? 

 

Após o período de inscrição dos mentores, terá início a fase de inscrição dos alunos. No momento da inscrição, o mentorado indica preferências pessoais e profissionais e escolhe os mentores com base nas descrições de suas trajetórias profissionais. O sistema aponta mentores no perfil indicado e realiza o match.  

Por este motivo, é muito importante que o campo Experiência Profissional no formulário de inscrição do mentor e do aluno seja preenchido da maneira mais clara e detalhada possível.  

No caso de mentores escolhidos por mais de um aluno, serão considerados os seguintes critérios de desempate: o semestre que o estudante está cursando; sua ordem de preferência na escolha do mentor e a sua nota da média escolar.  

 

Como será feita a confirmação de inscrição e participação? 

 

As duplas pareadas receberão e-mail de confirmação do match e terão um prazo para confirmarem a participação através do e-mail alumni.ebape@fgv.br. Após a confirmação, ocorrerá a reunião virtual de abertura do Programa de Mentoria Alumni FGV EBAPE. Confira aqui o cronograma da 1ª edição do Programa de Mentoria Alumni FGV EBAPE. 

 

Quando ocorrerá o Café da Mentoria e qual o objetivo do evento? 

 

O Café da Mentoria ocorrerá em 21/03/2024. O evento promoverá um encontro inicial para que as pessoas se encontrem e tirem dúvidas sobre o Programa de Mentoria Alumni da FGV EBAPE. 

 

É obrigatória a participação no Café da Mentoria? 

 

É recomendável participar do Café da Mentoria para compreender melhor o programa, sua estrutura e cronograma. É obrigatória a participação na reunião de abertura do Programa, cuja data será informada às duplas com antecedência após o match. 

 

Quando ocorrerá a reunião de abertura, qual o formato e objetivo do evento? 

 

A reunião de abertura da 1ª edição do Programa de Mentoria Alumni FGV EBAPE ocorrerá em (PREVISÃO: 29/04/2024) no formato virtual. O objetivo da reunião é que as duplas se conheçam, tirem dúvidas e estabeleçam um primeiro contato antes dos encontros. Confira o cronograma da 1ª edição do Programa de Mentoria Alumni FGV EBAPE. 

 

Se não puder comparecer na reunião de abertura do Programa, tenho minha participação cancelada? 

 

Não. Porém, casos de não-comparecimento deverão ser informados com antecedência ao e-mail alumni.ebape@fgv.br.  

 

Quantos encontros ocorrerão? 

 

São previstos quatro encontros entre os mentorados e os mentores que devem ocorrer no prazo indicado no cronograma. Ao fim dos encontros, será necessário realizar avaliação online da experiência através da plataforma. Confira aqui as orientações e tema sugeridos para os encontros.

 

Qual o formato dos encontros? 

 

Preferencialmente um encontro terá que ser presencial. Os demais podem ser no modo virtual ou presencial.  

 

Quais temas a serem abordados no encontro? 

 

Alguns temas são sugeridos para os encontros visando proporcionar a melhor troca possível entre mentor e mentorado. Clique aqui para acessar as orientações e os temas sugeridos. 

 

Haverá uma avaliação ao fim da 1ª edição? 

 

Sim. Ao término das atividades previstas, será necessário avaliar a experiência no Programa de Mentoria Alumni FGV EBAPE e dar um feedback sobre o mentor ou mentorado. Para isso, será necessário acessar a plataforma do Programa e preencher o formulário indicado em prazo indicado no cronograma. 

Somente será possível fazer o download do certificado após finalizar a pesquisa. 

 

Serão fornecidos certificados? 

 

Sim, serão fornecidos certificados de participação a mentores e mentorados que participarem desta edição com o total de horas dedicadas ao Programa.

 

Qual é o cronograma da edição? 

 

Clique aqui para acessar o cronograma da 1ª edição do Programa de Mentoria Alumni FGV EBAPE. 

 

Quem devo contatar em caso de dúvidas? 

 

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato conosco por meio do seguinte canal da Rede Alumni FGV EBAPE: alumni.ebape@fgv.br.