Conteúdo exclusivo para Alumni Ebape

ter, 10/04/2018

Estabelecer o desenvolvimento contínuo e ampliar a bagagem teórica dos seus egressos são alguns dos objetivos do programa de atualização profissional, promovido pela Rede Alumni EBAPE, desde o início deste ano, no qual oferta disciplinas eletivas, com desconto, aos egressos dos mestrados profissionais.

Os Alumni poderão escolher conteúdo sobre gestão de educação, governança colaborativa, antropologia do consumo, planejamento de organizações e demais áreas da administração.

Para a realização da disciplina, os Alumni terão 50% de desconto sobre o valor total dos créditos, sendo essa uma iniciativa exclusiva para os Alumni dos mestrados da EBAPE.

Para inscrever-se em algumas das disciplinas eletivas disponibilizadas (veja abaixo as opções ofertadas) ou obter mais informações, encaminhe e-mail para alumni@ebape.fgv.br

Veja, abaixo, as disciplinas eletivas ofertadas:

Mestrado Executivo em Gestão Empresarial (MEX):

Estratégia, Sociedade e Governo -  Origens do conceito de estratégia corporativa; Capitalismo gerencial e tipos de capitalismo; Política global e governança; Debates contemporâneos em strategic management; Estratégia política; Estratégia de responsabilidade social corporativa; Estratégia social; Estratégia internacional e desenvolvimento; Estratégia em/para países emergentes.

Antropologia do Consumo -  A disciplina tem por objetivo introduzir os alunos a uma abordagem analítica e investigativa que concebe o fenômeno do consumo como uma construção cultural. A discussão gira em torno das principais ferramentas conceituais da observação cultural sobre o consumo, exercitando, ao mesmo tempo, o debate sobre a criação de identidades, grupos e contextos sociais e históricos nos quais o consumo se inscreve. O curso visa capacitar os alunos a desenvolverem um olhar aprofundado, crítico e relativista sobre o consumo e suas manifestações.

Mestrado Profissional em Administração Pública (MAP):

Governança e Gestão da Educação  -  Fundamentos da governança e gestão da educação. Sistemas educacionais, governança e gestão dos níveis, etapas e modalidades da educação brasileira. Visão sistêmica da educação. Entes Federados: atribuições constitucionais e legais e o regime de colaboração entre a União, os Estados e os Municípios. Padrão de financiamento, estatística, avaliação e regulação dos sistemas de ensino e o funcionamento das instituições.

Governança Colaborativa -  Governança colaborativa como elemento da Governança pública contemporânea. Redes e ciência das redes como uma nova forma de pensamento sistêmico. A sociedade em rede, os aglomerados auto-organizados, a revolução colaborativa e os padrões emergentes de ativismo sócio-político (as redes de indignação e esperança). O Estado-Rede: redes de governança como uma nova engenharia institucional híbrida para o trato de problemas públicos complexos. Gestão em rede: as colaborarquias autogeridas e as parcerias. Colaboração e integração intra e intergovernamental.

Laboratório de Administração e Políticas Públicas I -  Apresentação, debate e análise de temas contemporâneos de administração pública e governança, incentivando o estudo de casos reais de inovação, adotados nos três níveis do governo no contexto brasileiro, assim como no contexto internacional. Estratégias de flexibilização de gestão  pública, gestão e avaliação por resultados, formas contemporâneas de controle e outras inovações gerenciais e de parcerias público-privadas serão exemplos de temas a serem debatidos.

Planejamento de Organizações Públicas -  Reflexão Estratégica: missão, valores e visões alternativas; Instrumentos de Reformulação Estratégica: diálogo estratégico, análises ambientais e organizacionais, cenários e futuros alternativos, intenções estratégicas; reconhecimento de fatores críticos e redefinição de pistas estratégicas; Reconstrução Organizacional: focos, métodos, e condução do processo de inovar. A prática da novidade: desenvolvimento e gestão de ideias novas. Habilidades na gerência da mudança; Análise do Desempenho: agregação de valor (social e econômico), qualidade e inovação no processo de trabalho; indicadores de eficiência, eficácia e efetividade.

Obs.: As disciplinas eletivas (MAP Intensivo): Governança Colaborativa - Laboratório de Administração e Políticas Públicas - Planejamento de Organizações estão previstas, mas sujeitas a confirmação em função do número de inscritos.