Diretora da L’Oréal, Alumna EBAPE, ganha prêmio ANPAD de melhor artigo acadêmico

ter, 05/06/2018

Rosmari Capra Sales diretora de tributos e ética da L’Oréal Brasil, egressa do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial (MEX) conquista prêmio de “Melhor Artigo Derivado de Dissertação de Mestrado” no EMA 2018 pela ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração.

O artigo intitulado – Escolarização e Consumo Distintivo – Um Estudo Sobre a Escolha dos Pais por uma Escola Internacional no Rio de Janeiro traz contribuições importantes para o avanço do conhecimento em Marketing e é oriundo da dissertação da egressa com a orientação da professora FGV EBAPE Marisol Goia.

O tema aborda um segmento de mercado, pouco explorado nos estudos de Marketing: o mercado das escolas “premium” de ensino fundamental e médio. A pesquisa permitiu explorar o discurso sobre o valor proposto por uma instituição escolar internacional, em comparação com o valor percebido pelos consumidores (no caso, os pais de alunos, responsáveis pela decisão de adesão à escola).

O estudo adota o pressuposto de que os fenômenos de consumo não podem ser compreendidos sem a devida consideração de dimensões históricas, culturais e sociais.

A pesquisa indica que as demandas e expectativas das elites são complexas e permeadas de ambivalências, trazendo para o gestor a necessidade de uma leitura mais atenta sobre questões ligadas a pertencimento, seletividade e distinção dentro desses segmentos.

O artigo teve origem na dissertação de mestrado da egressa e na área de estudo do Marketing na disciplina Antropologia do Consumo e contou com a orientação da professora da FGV EBAPE Marisol Goia, Rosmari ressalta o aprendizado obtido na EBAPE, o qual promoveu o entendimento de que as organizações aplicam diversos conceitos já desenvolvidos no âmbito acadêmico, assim como a mudança de percepção das organizações nesta área, saindo do olhar focado no produto e se aprofundando na visão do consumidor.

Rosmari reforça a importância do aprendizado sobre Metodologia de Pesquisa, o qual lhe inseriu no universo do trabalho científico e a capacitou para a produção de pesquisas de ponta. “Há um grande empenho em buscar o equilíbrio entre engajamento acadêmico e profissional. Obtive a consciência de que produzir um trabalho científico exige um esforço enorme, mas que o resultado é altamente recompensador”, finalizou Rosmari.

Para ter acesso à dissertação que deu origem ao artigo da egressa, clique no link http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/19498

Mestrado Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE, nível profissional, é um programa de pós-graduação stricto sensu que busca contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento. Recomendado pela CAPES com conceito 5 (cinco), nota máxima para mestrados profissionais, o curso confere titulação de Mestre aos seus graduados. Para mais informações acesse https://ebape.fgv.br/programas/mex/apresentacao