PUC-Rio abre processo seletivo para professor de Marketing. Inscrições até 06 de julho

sex, 24/06/2022

O Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) abre processo seletivo para a contratação de professor(a) de Marketing, na categoria Tempo Integral (dedicação exclusiva), para atuar nos cursos de Graduação, Extensão e Pós-Graduação.

1. REQUISITOS

• Título de Doutorado em Administração (com ênfase em Marketing) ou áreas afins.

• Experiência em pesquisa na área de Marketing.

• Experiência didática no ensino superior.

• Produção científica relevante publicada em nível nacional e internacional na área de Marketing, compatível com os anos de doutoramento.

• Experiência em orientar discentes de graduação e pós-graduação na área de Administração.

• Inserção na comunidade nacional e internacional da área, por meio da participação em grupos de pesquisa, eventos científicos, conselhos editoriais de periódicos nacionais e internacionais, avaliação de trabalhos, etc.

• Aptidão para lecionar em inglês disciplinas de graduação e de pós-graduação, de acordo com as necessidades do Departamento.

• Não ter outro vínculo empregatício no momento da assinatura do contrato de trabalho com a PUC-Rio.

2. REQUISITOS DESEJÁVEIS

• Demonstrar sólida experiência com metodologias de pesquisa em Marketing (tais como análise de experimentos ou análise de discurso aplicada ao Marketing), comprovada por meio de artigos, projetos ou orientações já finalizados/publicados.

• Demonstrar potencial para coordenação de projetos de pesquisa formalmente definidos e realização de projetos cooperativos com pares na instituição e fora dela, especialmente internacionais.

• Demonstrar potencial para obter recursos de agências de fomento e de outras fontes, visando constante aprimoramento das condições da pesquisa.

• Demonstrar potencial para produção técnica/tecnológica com foco em aplicações empresariais/profissionais.

• Demonstrar experiência profissional em atividades de gestão de organizações, seja em empresas privadas ou no setor público.

3. PROCESSO SELETIVO

O processo de seleção, que será analisado pela Comissão de Seleção, consta das seguintes etapas:

Etapa 1: (Eliminatória)

• Análise da documentação requerida e do perfil do candidato.

Etapa 2: (Para aprovados(as) na primeira etapa, presencial ou remota)

• Entrevista com a Comissão de Seleção.

• Apresentação da linha de pesquisa pretendida (30min).

• Apresentação de aula didática dentro da linha de pesquisa, em nível adequado para os cursos de Pós-Graduação, em inglês (40 min).

4. DOCUMENTAÇÃO REQUERIDA

• Carta de encaminhamento e interesse com indicação de possibilidades de inserção nos projetos do Departamento de Administração e sugestão de disciplinas que possa lecionar.

• Curriculum Vitae, modelo Lattes do CNPq, ou em formato livre para candidato estrangeiro.

• Cópia dos diplomas do grau de Graduação, Mestrado e Doutorado, frente e verso. Quem tiver diploma em uma Universidade estrangeira, o diploma deve estar validado no Brasil.

• Histórico escolar do Mestrado, se houver, e Doutorado.

• Duas cartas de referência.

• Memorial descritivo da trajetória profissional com até cinco páginas.

• Cópia dos três trabalhos publicados mais relevantes.

• Tema da aula a ser apresentada durante a seleção.

5. COMISSÃO DE SELEÇÃO

A Comissão de Seleção será composta por 5 (cinco) membros doutores, sendo pelo menos um membro externo ao Departamento. O(s) membro(s) externo(s) será(ão) escolhido(s) dentre profissionais de reconhecida competência acadêmica.

6. SUBMISSÃO DA DOCUMENTAÇÃO (INSCRIÇÕES)

A documentação completa deverá ser apresentada no ato de inscrição, a ser realizada por via eletrônica até o dia 06/07/2022 para o e-mail zeni@iag.puc-rio.br, aos cuidados de Zeni Cassiano, com o assunto “Processo Seletivo IAG - Área de Marketing”.

7. CONSIDERAÇÕES GERAIS

• • A seleção será feita para preenchimento de 01 (uma) vaga de Professor Doutor, 40 horas, Dedicação Exclusiva. O enquadramento será realizado de acordo com o currículo do professor a partir da categoria de Professor Assistente Nível 1 até Professor Associado Nível 3.
  • • O(a) candidato(a) será contratado(a) para início no segundo semestre de 2022.
  • • O candidato selecionado deverá cumprir um período probatório de três anos, durante o qual terá um contrato de professor de vínculo extraordinário.
  • • O selecionado deverá dedicar-se a tarefas de docência e orientação na Graduação e na Pós-Graduação, a pesquisa, a trabalhos de administração e à participação em reuniões colegiadas.
  • • Todas as informações recebidas ao longo do processo serão tratadas em caráter confidencial. Ninguém, excetuados os membros da Comissão de Seleção e da Comissão Geral do Departamento, terá acesso às informações e apresentações dos(as) candidatos(as).
  • • Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção. Se julgado pertinente, a Comissão de Seleção consultará a Comissão de Carreira Docente do Centro de Ciências Sociais da PUC-Rio.

Informações sobre o Departamento de Administração da PUC-Rio podem ser obtidas no endereço www.iag.puc-rio.br