Prêmio de melhor artigo do EnANPAD 2023 é concedido a doutorando e alumnus da FGV EBAPE

seg, 16/10/2023

O  estudo “State-Ownership and Corporate Social Performance: The Moderating Roles of Control Rights and Political ideology”, produzido pelo discente de doutorado  Leonardo Henrique Lima de Pilla, em coautoria com o alumnus Rodrigo de Oliveira Leite, além de receber a premiação máxima – Prêmio Clovis L. Machado de Assis no XLVII Encontro da ANPAD – EnANPAD 2023, realizado no período de 26 a 28 de setembro, na cidade de São Paulo, também conquistou o prêmio da divisão Estratégia em Organizações.

A pesquisa tem como objetivo investigar como a propriedade de empresas por parte do Estado pode afetar o desempenho corporativo, em suas dimensões social e ambiental.  “Demonstramos empiricamente que quando o Estado é o acionista majoritário (controlador) da empresa, a propriedade estatal está positivamente associada ao desempenho na dimensão social. Outro achado relevante refere-se ao fato de que quanto mais o governo, que controla a empresa estatal, está posicionado à direita no espectro da ideologia política, menor será a associação entre a propriedade estatal e a dimensão social da CSP”, destaca o pesquisador Leonardo Pilla.

O Alumnus Rodrigo de Oliveira, que em 2016 ganhou o prémio EnANPAD de melhor artigo de Contabilidade, destaca que o Prêmio Clóvis L. Machado-da-Silva na edição 2023 do EnANPAD é com certeza um ponto alto de sua carreira. “Esse é o principal prêmio acadêmico para um artigo na área de administração no Brasil, e o ENANPAD é a segunda maior conferência de administração no mundo, portanto é um prêmio extremamente concorrido. Isso só demonstra a qualidade do trabalho desenvolvido, especialmente pelo meu co-autor Leonardo Pilla, que é a força-motriz por trás desse projeto. O objetivo agora é de publicar esse trabalho em um periódico internacional de alto impacto”, completa.

Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

O processo seletivo para o doutorado está com as inscrições abertas. Para mais informações sobre o programa, acesse  https://ebape.fgv.br/cursos/mscphd/mestrado-doutorado-academico