Alumnus de doutorado, Leonel Oliveira, lança livro sobre a efetividade e governança de órgão de controle perante os Tribunais de Justiça

sex, 09/09/2022

Produzido a partir da tese de doutorado do novo coordenador-geral de Controle e Auditoria Interna do Ministério Público do Estado do Ceará e alumnus da FGV EBAPE, Leonel Oliveira, o livro Controles sobre o Judiciário geram governança e efetividade? reforça o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na visão dos ex-conselheiros, na uniformização das atividades jurisdicionais e na promoção de uma gestão mais eficiente.

Leonel Oliveira, recém-empossado como coordenador-geral de Controle e Auditoria Interna do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), tendo atuado entre os anos de 2015 e 2019 como Auditor Chefe do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), destaca que o livro traz  uma reflexão crítica sobre a interação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com os Tribunais de Justiça na busca por melhorias dos níveis de eficiência do segmento da Justiça Estadual durante a primeira década do CNJ (2004 a 2013), reforçando desta forma, a importância do CNJ para a adequada uniformização das atividades jurisdicionais e melhorar a gestão.

“Além de publicar artigos em periódicos nacionais, relevantes para o poder público, tais como Revista do Serviço Público (RSP), Revista de Administração, Sociedade e Inovação (RASI), dentre outros, vejo a publicação do livro como a consolidação da minha carreira como pesquisador em Gestão do Poder Judiciário e como gestor público da área de controle e auditoria interna”, ressalta Leonel.

O livro, disponível para vendas no site da Editora Appris, será lançado nacionalmente durante o Encontro de Administração da Justiça  (EnAJUS 2022) em Curitiba, no Paraná, no período de 24 a 27 de outubro de 2022.

A Rede Alumni FGV EBAPE parabeniza o alumnus Leonel Oliveira pela trajetória profissional e sua mais nova conquista, o primeiro livro publicado, dentre muitos outros que estão por vir.

O Doutorado em Administração da FGV EBAPE tem como principal objetivo preparar o aluno para a vida acadêmica de professor pesquisador em uma universidade ou instituição acadêmica no Brasil, ou no exterior. Para realizar o curso, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar inglês. O conceptual paper do Doutorado, o projeto e a tese devem ser elaborados no referido idioma, salvo acordo entre orientador e aluno.

O processo seletivo para o doutorado está com inscrições abertas até o dia 2 de dezembro de 2022. Para mais informações, acesse  https://ebape.fgv.br/programas/msc-phd/programa/apresentacao