Egresso EBAPE ressalta que empreender vai além de abrir uma empresa

ter, 06/02/2018

Ser um empreendedor no Brasil é um grande desafio, em virtude dos altos impostos e o pouco apoio que a esfera pública oferece aos empresários, mas empreender não está limitado a abrir um negócio. E para falar um pouco sobre empreender e de que forma aproveitar, com excelência, as oportunidades profissionais, a Rede Alumni Ebape convidou o egresso Ebape Raphael Tomé, Gestor Comercial da Stone Pagamentos, ex-diretor da Narciso Enxovais Online (maior player do setor de cama e mesa do Nordeste) e ex-gestor no Site Blindado/B2W, para destacar sua vivência no universo do empreendedorismo.

Na visão do egresso, para conquistar sucesso na vida profissional é preciso querer empreender na vida, no conhecimento, na construção de uma história e traçar objetivos claros para conquistar um amanhã promissor.

Raphael, ao falar sobre sua trajetória, conta que suas escolhas profissionais e seu empenho em buscar ser sempre o melhor, o estimulou a assumir novos desafios, e que sempre foi o condutor de seus passos em todas as posições que ocupou ao longo de sua carreira.

Para o egresso “não há glamour em empreender” e os caminhos que traçou, desde à época de sala de aula, o conduziram para oportunidades que potencializaram suas competências e visão de negócio.  Raphael ressaltou que foi no Site Blindado/B2W que sua veia empreendedora ganhou força e peso: “Conquistei uma posição como coordenador no Site Blindado e pouco depois assumi como gerente geral. Quando assumi o Site já era uma primeira experiência como empreendedor, pois atuava como Head da operação. Gerenciava todas as áreas que uma empresa possui: Financeiro – Marketing – Vendas – TI, dentre outras, desta forma, tinha em mãos uma empresa para experimentar, recebendo um salário e com carteira assinada. Na época, então, me vi como um privilegiado, pois a B2W me proporcionou a oportunidade de ser o dono de uma empresa, dentro de outra empresa”.

De acordo com o egresso, a experiência foi muito rica e já havia um sucessor, então decidiu buscar novos desafios. Raphael relembra que abriu mão de trabalhar em grandes companhias, bem estruturadas, em cargos bem interessantes e com equipes de peso, e aceitou o convite de um outro egresso da Ebape, Tiago Palmeira, para iniciar uma empresa de Comércio Eletrônico da Narciso Enxovais Online, marca líder em Market Share no setor de Cama e Mesa (na classe C, D e E) no Nordeste. Seguiu para o novo desafio, a partir do contrato de uso da marca, começando uma nova empresa, a Narciso Enxovais Online, o que o fez mudar para João Pessoa, na Paraíba.

Raphael precisou conhecer os aspectos culturais, os hábitos de consumo da região, o comportamento do consumidor afim de estruturar corretamente as etapas de construção do negócio. Fez imersão na fábrica, nas lojas, com os funcionários, conversou com costureiras, acompanhou o dia a dia do dono da marca na região.

No início de dezembro, finalizou o projeto de e-commerce da Narciso Enxovais Online, com a empresa já em atividade, com equipe, sucessor, ferramentas contratadas, contratos assinados, estrutura física, pessoal e de logística montadas, e então sentiu-se pronto para buscar novos desafios profissionais.

Novos projetos

Desde dezembro de 2017, Raphael segue uma nova jornada em sua carreira. Está atuando como Gestor Comercial na Stone Pagamentos e mantém sua programação de estudo, o que gerou um diferencial em sua carreira pelo amadurecimento, aprendizado e networking. Recentemente, o egresso realizou pós-graduação em Business e People Management, o que consolidou seu conhecimento sobre gestão de pessoas: “após anos atuando em posições comerciais, gerenciando resultado de vendas e processos, vi a necessidade de estabelecer estratégias comerciais e operacionais com foco em pessoas” afirmou Raphael.

Ao final da entrevista, o egresso Raphael Tomé ressaltou a importância da Ebape em sua carreira: “A Ebape capacitou-me a pensar de uma forma mais analítica, o que me conferiu uma excelente base para discutir e negociar, em qualquer área. Costumava fazer tudo por instinto e com o tempo fui aprendendo, a partir de orientações dentro da Escola, a analisar antes de tomar decisões”.

A Rede Alumni da FGV Ebape agradece ao Raphael por compartilhar sua experiência e deseja muito sucesso em seus novos desafios!

O curso de Graduação da Ebape, complementado por diversos projetos de consultoria assistidos pelos professores, é voltado para a prática profissional, o que confere uma excelente formação aos alunos que poderão atuar, com excelência, em empresas públicas e privadas. O aluno conta com a coordenação de estágios, que tem parcerias com diversas organizações, facilitando ainda mais a sua entrada no mercado de trabalho.

Você, Alumni Ebape, pode compartilhar sua experiência profissional com toda a rede Alumni, para tanto, basta enviar informações para alumni.ebape@fgv.br