Você Ebapeano

Por meio desse canal você pode nos ajudar permanentemente a conectar a realidade acadêmica à empresarial

  • Você é ex-aluno e gostaria de compartilhar sua trajetória profissional, ou um projeto profissional atual? Queremos conhecer sua história ou o seu projeto.
  • Você gostaria de contribuir com a escola doando seu tempo para alunos realizando uma mentoria ou de alguma outra forma?

Este espaço objetiva ser o canal em que a Rede Alumni Ebape participa ativamente da construção e desenvolvimento do Alumni. Basta enviar um e-mail com sua sugestão ou comentando sobre sua expertise e/ou proposta: alumni.ebape@fgv.br

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EX-ALUNO EBAPE LANÇA LIVRO

 

Final de ano chegando e algumas pessoas já começaram a pensar nas férias, no 13º salário, mas nem todos estão se programando, em utilizar os recursos financeiros extras, para viajar com a família, filhos ou amigos. Alguns brasileiros, de acordo com pesquisas sobre hábitos de consumo para o final de ano, pretendem aproveitar o período para quitar suas dívidas e sair do vermelho. Mas até que ponto vale a pena deixar de viver momentos inesquecíveis com a família, parentes e/ou amigos?

Uma boa dica para elucidar tais dilemas é o livro – Férias: O que é Bom Dura Pouco? Que Tal Comprar Mais? Do escritor e ex-aluno Ebape, André Cleiman. O lançamento do livro será realizado no dia 06 de dezembro, das 17h às 20h na Livraria da Travessa, na Rua Sete de Setembro,54, Centro do Rio.

O livro explora a dualidade tempo e dinheiro e as consequências de desequilíbrios entre essas variáveis, e propõe uma nova forma de balancear essa relação.

André Cleiman é Mestre em Gestão Empresarial pela EBAPE/FGV e o livro é fruto do excelente trabalho realizado em sua dissertação de mestrado. 

 

 

 

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EX-ALUNOS EBAPE COMPARTILHAM EXPERIÊNCIA DURANTE PREMIAÇÃO 

 
A FGV/EBAPE realizou, no dia 19 de setembro, a Premiação dos Melhores Rendimentos Acadêmicos de 2016.1 da    Graduação em Administração. O evento ocorreu no Centro Cultural FGV e reuniu alunos de graduação presencial e a  distância.

 O Alumni EBAPE esteve presente no evento, por intermédio de ex-alunas das turmas de 2002 e 2003. Elas participaram  do evento para compartilhar suas experiências de carreira, após terem concluído a graduação pela EBAPE.

 Júlia Maya, funcionária da Andrade Gutierrez, e ex-aluna EBAPE, destacou que sempre desejou estudar na FGV, pelo  peso que a instituição tem na formação acadêmica e também por ser uma das Top Think Tank Globais. Sua primeira  experiência profissional foi a participação na FGV Júnior, o que lhe conferiu, durante os estudos na FGV, prática na  elaboração de planos de negócio, planejamento de marketing e outras etapas importantes na condução de um negócio.

 Júlia passou por um período em que precisou se reinventar profissionalmente, e enfatizou que a marca FGV abre  portas, mas o que irá fazer um profissional se manter no mercado de trabalho é seu profissionalismo.

 Já Celina Filgueiras, analista da Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de janeiro, e ex-aluna EBAPE, enfatizou que é  importante ser inserido em diferentes experiências e destaca a que teve quando fez o Work Experience USA em  Aspen,Colorado. Para Celina todos devem traçar as metas que querem conquistar em suas vidas. Após o intercâmbio e  de volta ao Brasil, Celina voltou a atuar numa empresa privada e passou pela experiência de ser demitida, naquele momento de turbulência profissional, prometeu a si mesmo que nunca mais passaria por isso, então se dedicou, com afinco, para alcançar a sua meta. Hoje, além de ser uma funcionária pública estadual, Celina está terminando seu mestrado em Columbia, EUA e dá um conselho para os graduandos: “Não façam um concurso público para se aposentar, pois é um desserviço à sociedade e a si mesmo”.

Uma outra apresentação levou à tona, a crise que assola o país. Renato Freitas, empresário, e ex-aluno de graduação a distância da EBAPE, destacou que, ao longo de sua trajetória profissional, passou por momentos difíceis: sua empresa não ia bem, precisou vender seus bens para quitar dívidas, reconheceu suas fraquezas, se reinventou profissionalmente e aprendeu que quanto mais estudava, mais possibilidades criava. Abriu uma nova empresa e aplicou todos os conhecimentos adquiridos, durante o curso, em seu negócio que hoje é um sucesso.

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PROFESSOR E EX-ALUNO DA EBAPE LANÇA LIVRO SOBRE CONFIANÇA NAS EMPRESAS

Marco TulioDiferentes estilos de gestão marcam novos ambientes de trabalho. É o que mostra o livro “Confiança: o principal ativo intangível de uma empresa”, de Marco Tulio Zanini, ex-aluno e professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV (EBAPE). A nova edição da obra, agora publicada pela Editora FGV, trata de um elemento central para a análise dos contratos de trabalho e apresenta casos que ilustram modelos de gestão baseados em confiança, com destaque para Kimberly-Clark Brasil e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O livro mostra que, em algumas empresas, os problemas são ponderados em maior profundidade, há maior estabilidade e sentimento de pertencimento à instituição, revelados pelos baixos índices de rotatividade de empregados e um bom clima organizacional. Nesses casos, há a preocupação da gestão com o desenvolvimento das equipes e com a qualidade de vida no trabalho. Essas características podem ser observadas em empresas que buscam seguir políticas de recursos humanos que privilegiam investimentos no treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores, procuram operar dentro de padrões de alta qualidade e esforçam-se para estabelecer relacionamentos de longo prazo com colaboradores e fornecedores.

Por outro lado, o cenário corporativo inclui organizações que operam em um ambiente de alta incerteza e competitividade, com um ritmo de trabalho alucinante. Há fortes pressões por resultados imediatos, obtidos por meios mais coercitivos, e maior competitividade interna entre os indivíduos. Muitas vezes, o clima organizacional dessas empresas não é nem aferido, pois a alta administração não considera isso um indicador de qualidade em gestão. Pessoas são substituídas com facilidade, e não há políticas de recursos humanos bem definidas para o desenvolvimento dos funcionários.

A observação das relações de confiança entre os membros de uma organização revela a capacidade da gestão de construir um ativo intangível de valor inestimável, fruto de normas e regras formais e informais, que dirigem as interações humanas. É um indicador que fornece informações significativas sobre vários aspectos da gestão, mostrando uma dimensão relevante do estilo de gestão predominante na empresa.

A obra apresenta, ainda, a primeira pesquisa empírica realizada no Brasil, abordando os níveis de confiança dentro de empresas privadas e as relações com outros indicadores de gestão, como contribuição para os estudos sobre a gestão de ativos intangíveis organizacionais, entendendo a centralidade da confiança e seu papel mediador para o desempenho organizacional.

A editora e a Livraria FGV convidam para o lançamento do livro no dia 20 de julho às 19h30 no 12o andar do edifício sede de FGV, logo após o seminário "Confiança, Ética e Compliance: desafios para o Brasil". Garanta o seu lugar!

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PROMOVIDO A AUDITOR CHEFE DO CONTROLE INTERNO DO TJCE SEIS MESES APÓS A CONCLUSÃO DO DOUTORADO

 

Leonel Oliveira

“Depois de quatro anos distante do convívio com a prestação de serviços públicos regressei, em junho de 2015, para o Tribunal de Justiça do Ceará. Percebi imediatamente que tinha muito a contribuir com os conhecimentos e competências adquiridos na minha formação doutoral. Gradativamente, ia participando de projetos, atuando na execução do Plano Estratégico com um olhar mais crítico e compartilhando as experiências vivenciadas nas entrevistas da tese com os demais servidores.

Ao analisar o papel de controle interno exercido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a melhoria na eficiência do segmento da Justiça Estadual, tive a oportunidade de colocar em prática algumas das reflexões levantadas durante o Doutorado, o que fez com que meu trabalho sobressaísse no Tribunal. Foi dessa exposição que veio o convite da presidência do TJCE, em dezembro de 2015, para assumir o cargo de responsável pela unidade de controle interno. Deste modo, reconheço a importância da Ebape no meu desenvolvimento em três frentes: ao me fornecer meios de me aperfeiçoar intelectualmente, ao facilitar o acesso aos conselheiros do CNJ para o desenvolvimento da minha tese e ao agregar competências que me permitam desempenhar o novo desafio profissional confiado pela presidência do TJCE.

   

 

Leonel Gois Lima Oliveira
Auditor Chefe de Controle Interno do TJCE
Alumni Ebape – Doutorado em Administração – Turma 2011

O Alumni da FGV Ebape agradece ao Leonel por compartilhar sua experiência e lhe deseja sucesso em seus novos desafios.

O Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Administração da FGV/EBAPE é composto pelo Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração. O processo seletivo acontece anualmente, sempre no segundo semestre. Tendo a internacionalização como um dos destaques, o programa acadêmico traz para o aluno possibilidades de intercâmbio em uma das diversas escolas conveniadas no mundo todo, além da oportunidade de cursar, aqui, disciplinas com professores das melhores escolas de diversos países. Além disto, são realizados regularmente workshops para discutir pesquisas recentes nos Graduate Seminars.

Para saber mais acesse: Mestrado Acadêmico e Doutorado

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ENTREVISTAMOS VANESSA CASALI, EGRESSA DO SIM, QUE ATUARÁ COMO CONTROLLER DA COCA-COLA NA ÁFRICA DO SUL. CONFIRA!

Que curso realizou na Ebape e o que ele lhe agregou em sua formação?

Eu estudei o CIM – Corporate International Masters. Este curso me proporcionou uma visão mais global e internacional das relações de negócios. Em como atuar e me desenvolver de forma mais competitiva globalmente, seja no âmbito pessoal ou profissional. Desenvolvi bastante as minhas competências sobre como lidar com equipes diversas e multiculturais,  como me posicionar de forma mais sênior dentro da minha organização e estabelecer um networking mais sólido com os principais stakeholders na Companhia, como identificar maiores oportunidades de crescimento para mim, minha equipe e para toda a organização. Enfim, passei a ver as oportunidades profissionais dentro da minha organização de uma forma mais abrangente e holística, entendendo que o mundo é muito pequeno para aqueles que pensam e sonham grande e estão abertos a novos desafios no âmbito internacional.

Como se deu sua trajetória profissional desde que saiu Ebape?

Fui indicada para ser uma das facilitadoras de um Programa Global de Liderança de Pessoas e desta forma conduzi treinamentos presenciais e virtuais para líderes da Coca-Cola da América Latina e alguns da América do Norte. Organizei várias palestras para estudantes de graduação, mestrados e MBAs nacionais e internacionais, a convite da EBAPE. Isso me proporcionou maior proximidade com a EBAPE e com grandes líderes da Coca-Cola no Brasil, dentre eles os Vice-Presidentes de Finanças, Marketing e Operações, que atuavam nestas posições no período de 2013 a 2015.

Então, fui convidada pelo Diretor de Operações Financeiras da América Latina para um “short-term assignment”, através do qual fiquei quase 3 meses na Coca-Cola da Argentina e liderei a equipe de Payroll da América Latina. A partir daí, fui aprovada para a posição de Controller Regional de quase toda a África, sendo responsável por liderar associados baseados em diferentes países a fim de apoiar as unidades de negócios da África do Sul (South Africa Business Unit) e Central, Leste e Oeste (CEWA Business Unit), a partir de fevereiro de 2016.  Serei também responsável pela governança de US GAAP (Generally Accepted Accounting Principles of the United States) e IFRS (International Financial Reporting Standards) de negócios da “The Coca-Cola Company” em cerca de 40 países do continente Africano.

Recebemos com muita satisfação, pois eu e meu marido já planejávamos há 4 anos oferecer para as nossas filhas uma experiência em outro país, com idioma e cultura diferentes. Não vejo outro caminho para o meu desenvolvimento profissional e acadêmico senão com uma vivência internacional.

O Alumni da FGV Ebape agradece à Vanessa por compartilhar sua experiência e deseja muito sucesso em seus novos desafios!

A próxima turma do CIM está programada para setembro de 2016. Este é um programa de mestrado profissional designado por três grandes escolas de negócios mundialmente reconhecidas, sendo estas: Georgetown University’s McDonough School of Business em Washington D.C(link is external)., ESADE Business School em Barcelona(link is external) e Fundação Getulio Vargas/EBAPE no Rio de Janeiro. Sua proposta é buscar profissionais experientes e executivos interessados em uma aula global de negócios com forte perspectiva internacional, com foco em mercados emergentes enquanto mantêm seus compromissos profissionais e pessoais.

Para saber mais acesse: Corporate Internacional Master´s

 
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CARLOS OGLIARI, EGRESSO DO MEX FALA SOBRE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL, E SOBRE SUA MUDANÇA DA VOLVO PARA A MARCOPOLO.
 
 

"Acredito fortemente que a carreira profissional, tanto quanto o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, são absolutamente indelegáveis. Tendo isto em mente, eu sempre procurei ancorar a minha trajetória profissinal com um consistente plano de desenvolvimento pessoal. O Mestrado na FGV EBAPE foi parte importante deste plano. A musculatura conceitual adquirida no programa foi decisiva para me ajudar a entender melhor todos os fatores organizacionais e as variáveis que os influenciam, de forma a facilitar o meu caminho. O conhecimento é a musculatura que nos ajuda a desempenhar com excelência, superando nossos limites, as maratonas que se apresentam como desafios e oportunidades em nossas vidas.

Quando conclui o mestrado eu estava respondendo pela área de Assuntos Governamentais e Institucionais do Grupo Volvo. Na sequência assumi gerência de RH para o Brasil e a passei a fazer parte da Diretoria da Vikingprev. Este ano, por ocasião de um convite externo, finalizei esta etapa importante da minha trajetória na Volvo como Diretor de RH para América Latina. O convite que veio da Marcopolo S.A., um dos maiores fabricantes mundiais de carrocerias de ônibus, me trouxe novos desafios, como, por exemplo, o de liderar todas as funções de RH em todas as operações do mundo.

Fazer parte do "board" da empresa, reportando diretamente ao CEO, com a responsabilidade de trazer a visão estratégica de RH para influenciar as decisões do negócio, são grandes desafios para os quais me preparei muito. O exercício desta função certamente me propiciará uma nova e importante fase de aprendizados e, mais uma vez, a musculatura teórica adquirida na FGV EBAPE e a experiência adquirida no Grupo Volvo, serão decisivos em minha capacidade de compreensão dos diferentes e complexos cenários. A essas organizações eu devo o meu mais profundo reconhecimento. Muito obrigado!"

O Alumni da FGV Ebape agradece ao Carlos por compartilhar sua experiência e lhe deseja sucesso em seus novos desafios

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JOÃO SARAVIA, EGRESSO DO MESTRADO EXECUTIVO, COMENTA SOBRE OPORTUNIDADES NAS LICITAÇÕES PARA OLIMPÍADAS.

 

João Saravia, diretor de Suprimentos do Comitê Rio 2016, concluiu seu Mestrado Executivo em Gestão Empresarial no ano de 2006. Sobre as oportunidades das contratações para as Olimpíadas, comentou:

"Os critérios de sustentabilidade que definimos para as contratações de materiais e serviços contribuirão para elevar o nível do mercado brasileiro a padrões internacionais. A ideia foi não só exigir esse padrão, mas também criar condições para que as empresas locais consigam alcançá-lo, por meio de parcerias com entidades de desenvolvimento de mercado, como o SEBRAE, CNI, FSC, para citar alguns. Isso garante que tenhamos fornecedores alinhados ao padrão que esperamos para os Jogos, mas também deixa um legado para todo o mercado nacional."

Assista a seu depoimento no Canal Globonews:

http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/empresarios-veem-oportunidade-para-driblar-a-crise-com-as-licitacoes-para-as-olimpiadas/4514123

 

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GISELLE VASCONCELLOS, EGRESSA DO MESTRADO EXECUTIVO, TEVE SEU TRABALHO SELECIONADO PARA O "PRÊMIO INOVAÇÃO EM SAÚDE" 

 

Giselle Vasconcellos, Coordenadora de Marketing da Elsevier e egressa do Mestrado Executivo 2013 apresentou recentemente  estudo de caso que desenvolveu  durante o curso em congresso realizado no Grand Hyatt, em São Paulo.

Seu trabalho - estudo de caso sobre a ClinicalKey -  foi selecionado para para integrar as sessões do “Prêmio Inovação em Saúde” da edição latino-americana do HIMSS 2015 – principal evento internacional de tecnologia da informação em saúde – Categoria Cuidados Agudos – Case Study with Clinicalkey – Evidence-Based Medicine.

Com relação ao estudo, comentou: “Há pouca informação disponível sobre a relação entre ferramentas de buscas médicas e redução de despesas. A reversão das glosas significaria uma economia de cerca de R$ 1 milhão para o hospital em questão, no período de 9 meses (com base na tabela do guia de preços Brasíndice)”. O estudo mostra que foram encontradas no ClinicalKey as evidências científicas para fundamentar a adoção da maioria dos procedimentos, materiais e medicamentos glosados pelas operadoras de planos de saúde no hospital pesquisado.

Confira abaixo as matérias divulgadas sobre o tema:

http://saudeonline.grupomidia.com/2015/10/estudo-sobre-beneficio-do-clinicalkey-para-hospitais-e-selecionado-para-sessao-do-premio-inovacao-em-saude-do-himss-la-2015/

http://exame.abril.com.br/negocios/releases/estudo-sobre-beneficio-do-clinicalkey-para-hospitais-e-selecionado-para-sessao-do-premio-inovacao-em-saude-do-himss-la-2015.shtml