Roteirista do filme Tropa de Elite, oficiais do Bope, egressos de Mestrado da EBAPE juntos no Painel Elite da Gestão

sex, 03/08/2018

O conhecimento e a experiência em ações militares, juntamente com o olhar e expertise empresarial dos egressos de mestrado da EBAPE formam o cenário do painel Elite da Gestão – Todo Executivo Lidera Operações Especiais que será realizado no dia 27 de agosto, no Prédio da EBAPE no Rio de Janeiro.

O Painel, promovido pela coordenação da Rede Alumni EBAPE e que contará com a mediação do professor da FGV EBAPE Alvaro Cyrino, tem como objetivo apresentar as dimensões da gestão estratégica, tendo como base a vivência dos três autores na condução de operações militares e de alta complexidade, assim como seus conhecimentos como empresários e gestores corporativos.

Para os autores do livro Elite da Gestão, os egressos do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial – MEX, Alexandre Gurgel e Maurílio Nunes, e o capitão reformado do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Rodrigo Pimentel que serviu de inspiração para o personagem Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite, “Missão dada é missão cumprida”, seja na gestão corporativa ou nos planejamentos táticos para coibir ações de criminosos.

Com o filme Intervenção prestes a estrear nas telas dos cinemas brasileiros, o escritor e roteirista Rodrigo Pimentel, destaca que o livro Elite da Gestão foi concebido para apresentar o que é realizado na prática nas operações da Polícia Militar. “O BOPE é uma empresa, tem visão, missão e valores e como qualquer outra companhia, temos um produto e/ou serviço para entregar”, afirmou Pimentel.

Alexandre Gurgel, egresso EBAPE, diretor executivo do Grupo Critério e oficial da reserva da Marinha de Guerra do Brasil ressalta que o universo empresarial se aproxima muito da realidade militar, “os executivos precisam tomar decisões rápidas em cenários adversos o tempo todo, analisam uma série de processos para preparar equipe e times de alta performance”. O livro apresenta todo este cenário, a partir de casos reais alinhados aos alicerces da administração”, completou Gurgel.

Com mais de treze anos de atuação no BOPE, Maurílio Nunes, oficial da Polícia Militar, consultor de segurança pública e executivo, ressalta que a produção do livro exigiu empenho dos três autores, “em vários momentos, durante as reuniões para definir o planejamento do livro, precisei sair rapidamente para atender chamados para missões táticas”, finalizou Nunes.

Ao falar sobre os momentos de estudo na EBAPE, Alexandre Gurgel, ressaltou que a ideia do livro foi concebida durante as aulas no mestrado da Escola e que durante os estudos ele e Nunes identificaram a sinergia para o projeto. Pimentel que já trabalhava o tema em suas consultorias e palestras, dentro da área de gestão, ajudou a consolidar o projeto que culminou na produção do livro.

Ao final do painel, haverá sessão de autógrafos com os autores do livro Elite da Gestão – Todo Executivo Lidera Operações Especiais e um coquetel para celebrar o evento. Inscrevam-se

O Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial da EBAPE é um programa de pós-graduação stricto sensu que busca contribuir para a formação e o desenvolvimento de profissionais no campo da administração de empresas que possam agregar valor à atividade empresarial através da construção e aplicação do conhecimento. Recomendado pela CAPES com conceito 5 (cinco), nota máxima para mestrados profissionais, o curso confere titulação de Mestre aos seus graduados.

Para mais informações acesse https://ebape.fgv.br/programas/mex/apresentacao