Ministra do governo português convida professora da FGV EBAPE para visita ao Laboratório de Administração Pública

qua, 07/03/2018
Português, Brasil

As professoras Alketa Peci, da EBAPE/FGV e Paula Andrea Forgioni, da Faculdade de Direito da USP visitaram a convite da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa do governo português, Dra. Maria Manuel de Lemos Leitão Marques, o LABX – Laboratório de Experimentação da Administracao Pública.

Trata-se de uma iniciativa recente, vinculada a Agência de Modernização Administrativa do governo de Portugal, que busca experimentar novas soluções para melhorar os serviços públicos e o dia a dia dos cidadãos e das empresas. O  LABX trabalha em conjunto com os usuários e funcionários dos serviços, dirigentes da administração pública e com a comunidade científica e empresarial, articulando uma rede de colaboração em prol de inovação na administração pública.

 

O laboratório conta com uma equipe enxuta e interdisciplinar, de engenheiros, sociólogos e designers e é norteado por três pilares de atuação: pesquisar – para levantar e conhecer dados acerca dos usuários, suas experiências de utilização e o funcionamento dos serviços públicos; conceber – para idealizar soluções que melhorem a relação dos usuários com os serviços públicos e aumentem a sua eficiência; e, experimentar - para ensaiar novas soluções para os serviços públicos, de modo ágil e interativo, em ambiente controlado.

 

Portugal vem avançando em grandes passos nos processos de governo digital, simplificação e modernização administrativa, buscando a melhoria de serviços prestados ao cidadão. Hoje o pais é referência mundial em iniciativas como as Lojas do Cidadão (experiência, como sempre enfatiza a Ministra, trazida do Brasil), o Simplex+ entre outras. Acima de tudo, a experiência portuguesa indica que a modernização administrativa não resulta de transformações legais e documentos de reforma impostos de cima para baixo e nem sempre demanda volumosos recursos humanos ou financeiros. A modernização é um processo constante e gradual, construída a partir de uma liderança positiva que catalisa a colaboração de um esforço sistemático e constante em torno de compartilhamento de valores comuns e do recurso eficaz a redes colaborativas de instituições e pessoas que se mobilizam em torno de objetivos mais ambiciosos.