Ex-alunas Ebape concedem entrevista sobre Soft Skills ao Canal Futura

dom, 05/03/2017
Português, Brasil

A ex-aluna e professora de soft skills da EBAPE Clarisse Andrade e a ex-aluna e consultora de negócios Camila Tardelli concederam entrevista ao programa Conexão Futura da TV Futura, no dia 24 de janeiro, sobre a presença das soft skills no mercado de trabalho e a importância de trabalhar o desenvolvimento das habilidades comportamentais.

Durante entrevista, Clarisse Andrade ressaltou a importância do debate, por ter sido tema de sua dissertação e de interesse pessoal, devido a sua história de carreira, na qual pode trabalhar sua vivência em artes cênicas, no desenvolvimento de competências comportamentais durante as aulas na EBAPE.

“Quando se olha para o mundo da academia, não há uma consonância em definição sobre soft skills, mas quando vamos para o mercado de trabalho, percebemos que  elas são as competências comportamentais desejadas para cada função. Então quando se pensa nas melhores competências comportamentais valorizadas, atualmente, podemos destacar a criatividade, a comunicação, a capacidade de trabalhar em equipe, de se relacionar e também a capacidade de desenvolver pessoas”, ressaltou Clarisse.

Para Camila Tardelli egressa Ebape, ao tomar conhecimento das aulas de teatro na Ebape, ficou bastante interessada, pois já  sabia que precisava desenvolver a habilidade de se comunicar. “Tinha dificuldade em falar em público e timidez em falar com outras pessoas e fazer amizades e o teatro deu o pontapé inicial para que eu começasse a adquirir essas competências. Ao entrar no mercado de trabalho, uma das principais habilidades que consegui desenvolver foi autoconhecimento, ver meus pontos fracos, no caso, a timidez e como trabalhar e conseguir demonstrar para o meu recrutador o que realmente queria e quais as minhas competências”, completou Camila.

Clarisse destaca  que, na contratação, o gestor já é um observador e o currículo, apenas, garante a entrevista, mas o que garante a contratação, 70% é a competência comportamental,  as soft skills.  “Os profissionais que estão buscando uma trajetória melhor no trabalho, precisam investir no desenvolvimento de suas habilidades comportamentais”, enfatizou a professora.

A entrevista na íntegra pode ser acessada pelo link https://goo.gl/JoLh2W