Egresso Ebape fala sobre queda no rendimento dos brasileiros em entrevista para TV Alerj

sex, 11/05/2018
Português, Brasil

 

A grave crise que o Brasil busca superar impactou severamente a economia e, consequentemente, o trabalhador. Somente em 2017, houve uma queda efetiva de renda de 7%, que surpreendeu até mesmo analistas especializados e que acompanham a conjuntura econômica do país. O egresso da EBAPE e professor da Escola Istvan Kasznar, da FGV EBAPE, falou sobre o assunto com a TV Alerj.

 

“A crise foi muito mais profunda do que se imaginava e a onda de demissões é um dos fatores determinantes para o que aconteceu. Hoje, com pouco mais de 13 milhões de desempregados, evidentemente ocorre uma queda de demanda agregada e ela em si acaba puxando ainda mais desemprego.

 

Na medida em que não há diversos investimentos em face da reforma da previdência que não foi feita e a reforma trabalhista parcial, nós vamos encontrando fatores que explicam justamente o empobrecimento do brasileiro pelo desaquecimento econômico estrutural. Então faltam investimentos significativos e isso evidentemente repercute em todo Brasil”, disse.