Egresso do Mestrado Acadêmico EBAPE, premiado pelo Ministério Público, avalia caminhos para melhorar os gastos públicos no país

ter, 02/01/2018

Pesquisador e Líder de Projetos no Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS), egresso EBAPE, Rafael Braem Velasco conquista premiação pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) pela brilhante pesquisa – Data Analytics e Compras Públicas – Promovendo o Controle Social da Administração Pública por Meio da Análise de Dados e compartilha com a Rede Alumni, os caminhos que percorreu para desenvolver o estudo, assim como fala sobre sua construção profissional e a importância do mestrado para sua carreira.

Na imagem, em destaque, a Procuradora Geral da República, Raquel Dodge

entrega a premiação ao egresso Ebape Rafael Velasco.

Alumni Ebape: O que motivou a escolha do tema de pesquisa?

Rafael: Creio que o fator que mais me motivou a desenvolver um projeto na área de corrupção em compras públicas tenha sido o progressivo reconhecimento de que as técnicas de análise de dados utilizadas pelos órgãos de controle brasileiros para identificar ineficiência ou corrupção em governos municipais e estaduais, estavam (e ainda estão) em estágio razoavelmente incipiente. Desde o início do meu interesse nesta temática, em meados de 2016, eu já supunha que o Ministério Público poderia ter ganhos de eficiência consideráveis, a partir da automatização de diversas rotinas de auditoria e análise de dados de compras públicas. Adicionalmente, tive a sorte de entrar em contato com uma literatura bastante recente que detalha alguns indicadores compostos que podem ser utilizados para medir, de forma objetiva, a corrupção em diferentes unidades subnacionais de um país. Todavia, esta literatura representou apenas a inspiração inicial e foi necessário compreender com detalhes a realidade brasileira.

Alumni Ebape: Qual a relevância da temática?

Rafael: Penso que esta é uma área relevante para o desenvolvimento do país, plenamente alinhada com demandas de melhora na qualidade do gasto público e promoção de integridade no governo. Atualmente, após o estudo de diferentes técnicas de modelagem de dados de compras públicas e compreensão dos gargalos analíticos dos promotores que estão na linha de frente do combate à corrupção no país, pude constatar que o MP de fato tem muito a se beneficiar do desenvolvimento de metodologias que ampliem a capacidade de monitoramento do gasto governamental. Adicionalmente, temos uma grande oportunidade de produção de pesquisa acadêmica inovadora e de alta qualidade. A ineficiência de governos municipais em compras públicas é um conceito complexo que possui muitas causas que ainda não foram plenamente compreendidas pelos estudos na área de administração pública.

Alumni Ebape: Por que escolheu a Ebape para realizar o mestrado?

Rafael: Escolhi o mestrado na EBAPE pela excelência do quadro de professores, pelo rigor acadêmico que é característico da FGV e pelo fato de ser um programa que fornece aos seus alunos o contato com vários métodos quantitativos e qualitativos fundamentais para qualquer acadêmico que deseja um dia produzir pesquisa de alta qualidade com abrangência internacional.

Alumni Ebape: Destaque a importância da Ebape em sua carreira?

Rafael: Considero que o mestrado na EBAPE tenha sido a melhor escolha possível para a minha carreira. Ainda sou obviamente um acadêmico em formação, mas a bagagem analítica que a EBAPE me forneceu foi vital para a ampliação de horizontes. Não posso deixar de registrar a minha profunda gratidão ao professor Gregory Michener pelo grande aprendizado que adquiri trabalhando com ele, ao longo de 3 anos, como pesquisador do Programa de Transparência Pública. Adicionalmente, as aulas com os professores Cesar Zucco, Alketa Pecci e Kaizô Beltrão foram de relevante peso para a minha formação acadêmica.

Alumni Ebape: Quais seus projetos futuros?

Rafael: Pretendo continuar trabalhando como pesquisador na FGV Direito Rio, desenvolvendo projetos interdisciplinares baseados no uso de grande volume de dados para o endereçamento de problemas de políticas públicas no Brasil e na América Latina.

O doutorado é um objetivo de médio prazo para o qual o trabalho que está sendo desenvolvido atualmente muito contribui.

A Rede Alumni da FGV Ebape agradece ao Rafael por compartilhar sua experiência e deseja muito sucesso em seus novos desafios!

O Mestrado Acadêmico da Ebape, avaliado com nota 6 pela CAPES, oferece formação metodológica e conceitual equivalentes às oferecidas por seus pares internacionais, bem como conhecimento e acesso diferenciados aos diversos contextos da realidade brasileira. O programa enfatiza a geração e disseminação de pesquisas através de publicações em periódicos de primeiro nível, na área de administração e áreas afins. O Mestrado Acadêmico é ministrado todo em Inglês. Portanto, os alunos devem ser capazes de ler, escrever, compreender e falar o idioma.

Você, Alumni Ebape, pode compartilhar sua experiência profissional com toda a rede Alumni, para tanto, basta enviar informações para alumni.ebape@fgv.br.