Atualização profissional exclusiva para egressos dos mestrados profissionais! Inscrições abertas!

qua, 04/07/2018

Para promover o desenvolvimento contínuo de seus egressos e estimulá-los a retornar às salas de aula, a Rede Alumni EBAPE divulga, a partir deste semestre, cursos para a atualização profissional dos alumni dos mestrados profissionais. Dentre as ofertas estão os módulos de Governança para Resultado, Laboratório de Administração e Políticas Públicas I, e  Planejamento de Organizações Públicas.

Módulo com inscrições abertas

Governança para Resultados

Com o início das aulas programado para o dia 09 de agosto, o curso envolve temas como modelos de gestão de desempenho, falhas de desempenho, estratégia, alinhamento organizacional, gestão para resultados dentre outras temáticas, e será ministrado pelo professor da FGV EBAPE Humberto Falcão. Serão 5 aulas, totalizando 30 horas de estudo.

• Período das inscrições -  até 22/07/2018 – https://goo.gl/gmKMDE
  • Período e horário das aulas – 09/08 a 10/08/2018 – 9h às 12h // 14h às 17h  e  17/09 a 19/09/2018 – 9h às 12h // 14h às 17h
  • Local do módulo – Sala 101 – Prédio da EBAPE

Ementa

Desempenho, um conceito em expansão: elementos e dimensões. Falhas de desempenho: achados, possíveis fatores, a questão dos modismos, posturas. Modelos de gestão do desempenho: escopos e elementos recorrentes. Elemento 1: estratégia. Elemento 2: alinhamento organizacional. Elemento 3: monitoramento e avaliação. A implementação de modelos de gestão para resultados. Casos de gestão para resultados.

O curso oferece conceitos, instrumentos e casos que permitam aos alunos ampliar sua compreensão sobre a governança para resultados, melhorando sua capacidade analítica e de intervenção efetiva na realidade organizacional.

Cursos com aulas a partir de outubro

Laboratório de Administração e Políticas Públicas

O curso, ministrado pelo professor Francisco Gaetani, está centrado na apresentação, debate e análise de temas contemporâneos de administração pública.

• Período de inscrições – 05 a 09/10/2018
  • Período e horário das aulas -  22/10 a 26/10/2018 - 9h às 12h // 14h às 17h e  26/11 a 30/11/2018 - 9h às 12h // 14h às 17h

Ementa

O curso está focado em temas relacionados com administração pública e governança. O Laboratório busca aproximar os participantes, com organizações e programas públicos de natureza inovadora.  O curso está centrado na apresentação, debate e análise de temas contemporâneos de administração pública e governança, incentivando o estudo de casos reais de inovação, adotados nos três níveis do governo no contexto brasileiro, assim como no contexto internacional. Estratégias de flexibilização de gestão pública, gestão e avaliação por resultados, formas contemporâneas de controle e outras inovações gerenciais e de parcerias público-privadas serão exemplos de temas a serem debatidos.

Planejamento de Organizações Públicas

O curso, ministrado pelo professor Paulo Motta, abordará temas relacionados à reflexão estratégica, reconstrução organizacional, à prática da novidade e análise do desempenho.

• Período de inscrições – 05 a 09/10/2018

Ementa

Reflexão Estratégica: missão, valores e visões alternativas; Instrumentos de Reformulação Estratégica: diálogo estratégico, análises ambientais e organizacionais, cenários e futuros alternativos, intenções estratégicas, reconhecimento de fatores críticos e redefinição de pistas estratégicas; Reconstrução Organizacional: focos, métodos e condução do processo de inovar. A prática da novidade: desenvolvimento e gestão de ideias novas. Habilidades na gerência da mudança; Análise do Desempenho: agregação de valor (social e econômico), qualidade e inovação no processo de trabalho; indicadores de eficiência, eficácia e efetividade.

Para a realização de cada disciplina, os Alumni terão 50% de desconto sobre o valor total dos créditos, sendo essa uma iniciativa exclusiva para os Alumni dos mestrados da EBAPE.

Divulgaremos em breve, os links para as inscrições nas disciplinas: Laboratório de Administração e de Políticas Públicas, e Planejamento de Organizações Públicas.

Para mais informações, encaminhe e-mail para alumni.ebape@fgv.br