Alumni Ebape pode ser o elo entre sua empresa e sua Escola. Participe!

qua, 01/11/2017
Português, Brasil

A Coordenação da Graduação da Ebape busca desenvolver iniciativas que aliem o conhecimento teórico dos nossos alunos à vivência prática nas organizações. Uma dessas inciativas é o Field Project (FP), realizado em parceria com organizações privadas, públicas e do terceiro setor. A Ebape oferece às organizações a oportunidade de ter um grupo de estudantes, sob a orientação de um professor especialista, desenvolvendo um projeto proposto pela própria empresa. Para os alunos é a oportunidade de desenvolver, na prática, um projeto que proporciona resultados aplicados a uma empresa.

Você, ex-aluno Ebape, pode levar esta parceria para sua empresa, sendo o elo que leva a solução para um problema de gestão em sua organização, oferecendo a oportunidade de aplicar conhecimento aos nossos estudantes e futuros gestores. É uma parceria virtuosa em que todos são beneficiados. 

Alguns ex-alunos já realizaram essa parceria conosco como, por exemplo, o egresso do MEX Guilherme Takamine (*), durante o período em que atuou como Key Account Executive na L’Oréal, conduziu o Field Project e pôde perceber dois ganhos diretos que a empresa conquista ao implantar o projeto -  o primeiro se refere à proximidade com jovens talentos e visualizar neles, futuros membros da empresa na prática; o segundo é a troca entre os alunos e tutores in loco. “Com o projeto, criamos a premissa de que é necessário formar líderes que tenham a vontade de formar profissionais melhores, desse modo, o FP nos proporciona a criação de uma postura de coach frente aos jovens. De outro lado, ainda ganhamos no contato com a academia, o que nos oxigena com nova visão do negócio”, destacou Takamine.

“Replicamos o Field Project por três vezes e fomos melhorando o processo e aprendendo. Todo projeto é focado em ter uma pergunta ou objetivo concluído ao fim dos 3 meses. Obviamente, sempre planejamos ter mais sucesso, mas a construção e a troca são os fatores primordiais que caracterizam sucesso no FP e foi esse o principal fator que moveu o projeto nos últimos 4 anos. O meu papel mudou bastante ao longo dos projetos. Comecei como tutor, logo depois acabei me tornando um PMO no processo dos grupos. Enxergo o FP como a grande oportunidade que tive de ensinar o que aprendi”, completou Takamine.

 

Para Gustavo Marchisotti (*), gestor na DataPrev, é muito importante participar de ações como o Field Project, pois uma empresa como a DataPrev que trabalha com inovação, por meio do FP, estabelece um canal de troca de experiências junto a alunos que possuem uma visão diferenciada em relação aos problemas/questões vivenciadas internamente, e contribuem, positivamente, ao interagir com novas visões para as soluções da empresa.

“Fui responsável em levar o Field Project para dentro da DataPrev e, durante alguns meses, participei de várias reuniões para convencer a alta gestão da empresa de que a parceria seria interessante para ambas as partes”. Desde então, sinto-me orgulhoso em ver o quão importante tem sido a parceria DataPrev x EBAPE/FGV. Atualmente, estou como mentor e embaixador do projeto na empresa e, posteriormente, o projeto será expandido para outras áreas da DataPrev”, concluiu Marchisotti.

 

* Guilherme Takamine é, atualmente, Gestor de Canal Indireto na Shell Brasil e Gustavo Marchisoti é Gestor de TIC na DataPrev, ambos são egressos do Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial (MEX).


 

O Field Project contribui para o desenvolvimento profissional e intelectual dos alunos por meio de vivência direta com desafios organizacionais reais, para além da realidade teórica.  Os contratos firmados, com as organizações parceiras, não possuem vínculo empregatício e possuem como foco central o desenvolvimento de talentos.

 

Os egressos Ebape interessados em conhecer a iniciativa e avaliar a possibilidade de uma parceria, devem encaminhar e-mail para alumni.ebape@fgv.br informando nome completo, instituição onde atua, cargo e telefone para contato.