Lançamento da Rede Alumni Ebape

 

FGV Ebape lança sua rede Alumni

 

No último dia 20 de agosto, a FGV EBAPE lançou sua rede de ex-alunos. Mais de 200 egressos participaram do evento que ocorreu no 12º andar do Edifício Sede, numa noite de muitos reencontros e lembranças.  Confira a cobertura dos principais momentos do evento:

 

Abertura e depoimento dos ebapeanos:

A abertura do evento foi realizada pelo prof. Flávio Vasconcelos, diretor da escola, que saudou os ebapeanos: “A casa de vocês continua aberta à participação de todos os ex-alunos da escola”. “Somos uma comunidade pequena, mas com um sentido de valor muito grande”.

Ao longo de 62 anos a FGV EBAPE, primeira escola de administração do país, já formou mais de 4.000 alunos. Hoje, muitos de seus egressos encontram-se em posição de destaque em diversos setores, no Brasil, e no exterior.

Para celebrar o evento 4 ex-alunos, representantes das diversas gerações e formações propiciadas pela Ebape foram convidados a dar seu depoimento sobre a escola.

O primeiro deles foi o prof. Paulo Motta, que também foi diretor. Além de haver cursado a graduação na escola, construiu uma sólida história de contribuições acadêmicas.

“A Ebape sempre trilhou o desconhecido. Foi a primeira escola de administração pública em um país em desenvolvimento, e teve inspiração francesa. Quando vim para Ebape, no início, o curso de graduação não era reconhecido como superior.    No princípio, era preciso  recrutar alunos. Os alunos recebiam bolsa de salário mínimo para estudar. Sendo um recrutamento nacional, recebiam, ainda, 2 passagens aéreas para visitar a família por ano.  A gente aprendia Administração, no primeiro ano, porque a gente tinha que explicar para todas as pessoas o que era administração. Professores empreendedores que tinham como objetivo regulamentar uma profissão.”

Logo depois , foi a vez de Claudia Uchôa, secretária  de planejamento do Rio de Janeiro que  cursou mestrado profissional em administração pública na FGV Ebape.  Servidora de carreira do Estado do Rio de Janeiro desde 1984 atuou em áreas como: planejamento, orçamento e finanças.   Em seu depoimento, comentou sobre o desafio que foi conciliar seu mestrado, e sua carreira na área pública, mas que graças à sua orientadora prof. Alketa Pecci, conseguiu concluir o curso.  Sobre a Ebape, disse Claudia: “Aqui a gente troca conhecimento. Aqui a gente tem desafios de inovação. [...] todos nós que estamos aqui conseguimos enriquecer o nosso desempenho na Administração Pública”.

Depois de Claudia Uchôa, apresentou-se João Saravia, atual diretor de suprimentos da Rio 2016.  Egresso do Mestrado Executivo em Gestão Empresarial, e filho de argentino que mudou-se para o Brasil para se tornar professor na FGV, João destacou a importância da Ebape lhe ajudar a pensar em como criar novas práticas, o que lhe ajudou em seus desafios profissionais.   Sobre a rede Alumni, comentou: “Nasci no Brasil por causa da FGV. Só quero voltar à FGV porque estou em casa quando estou aqui. A gente pode voltar para casa sem ter que dar explicação”.

Por fim, apresentou-se Daniela Martins, analista sênior de estratégia global na Votorantim, que concluiu graduação em Administração em 2013. Em seu depoimento, comentou como a formação impactou em sua vida pessoal e profissional: “Ao escolher a graduação ponderei excelência, reputação no mercado e exposição internacional, além de formação sólida nas ciências humanas e principalmente nas exatas. A faculdade vai muito além dos conhecimentos acadêmicos e resultados. Foi um meio rico para o meu desenvolvimento. Os resultados são consequências: pessoas com quem tive oportunidade de conviver, escolhas feitas e oportunidades aproveitadas. Com professores, colegas e funcionários, aprendi a ser uma pessoa melhor. Com as escolhas, amadureci, e essas me direcionaram para onde estou, e com as oportunidades descobri que não existe o impossível quando há disciplina, paixão e humildade, para não desperdiçá-las.

 

Palestra “inspiracional” e encerramento

Após a apresentação dos ebapeanos, apresentou-se o palestrante convidado: o prof. de ética Zeca de Melo − graduado em filosofia, pós graduado em administração pela Coppead e doutor em teologia fundamental pela universidade gregoriana de Roma. Ex-padre, e professor de teologia, Zeca teve que reinventar a sua carreira quando decidiu levar seu conhecimento reflexivo para dentro das organizações.

Zeca comentou sobre como o momento de aceleração tecnológica vem impactando o ritmo de vida das pessoas e organizações, e sobre a necessidade de se pensar novos modelos educacionais (pautados na interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade) e de gestão. Argumentou que hoje é impossível fazer uma boa gestão sem ouvir as pessoas, e que o exercício de uma nova liderança envolve fomentar a fome de aprendizagem, afetividade e empatia.   Para ele o analfabeto do século XXI será aquele que não consegue aprender, desaprender e reaprender.

O encerramento do evento foi realizado pelo prof. Álvaro Cyrino, vice-diretor, que expos a necessidade da escola se envolver com seus ex-alunos: “A escola precisa de vocês, da mesma forma com que vocês precisam da escola”.   Utilizando a metáfora de alma mater (expressão latina que remete à idéia de acolhimento) argumentou que a rede Alumni não tem um planejamento estratégico formalizado, mas que é o começo de um conjunto de possibilidades a serem construídas junto aos alunos que serão permanentemente acolhidos pela escola.

Ao final, anunciou alguns benefícios da rede (tais como livre acesso às instalações, intranet para interagir com colegas, site onde ex-alunos podem divulgar depoimentos), e atividades previstas: encontros temáticos, realização de mentoring para alunos correntes, entre outros.

Darliny Amorim, coordenadora do projeto Alumni, descreve o impacto da Ebape em sua vida: “Tenho orgulho de ser ebapeana, por toda a transformação que a Ebape trouxe para a minha vida pessoal, profissional, e por tudo o que faz pela sociedade, tanto nas organizações privadas, quanto nas organizações públicas e acadêmicas. O que dizemos aqui sempre é: uma vez Ebape, sempre ebapeano”.

     

 

Coquetel de confraternização

Após o encerramento das palestras no auditório os ebapeanmos fora recebidos em um coquetel de confraternização, onde puderam reencontrar antigos colegas e professores. A ambientação  era composta por imagens que remetiam à memória da escola,itório  e também por totens espalhados no salão, com frases sobre o significado da rede Alumni: “A Ebape Transforma”, “Encontros e Trocas”, “Compartilhar experiências”, Transformação pelo conhecimento.

 

Abaixo, você pode conferir os vídeos e fotos do evento

 

    

  

    

   

  

   

  

Português, Brasil
Data: 
quinta-feira, 20 Agosto, 2015
Local: 
Praia de Botafogo, 190 - 12° andar - Botafogo - Rio de Janeiro